Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Parceria entre Sejusc e Fametro viabiliza bolsas integrais a jovens que cumpriram medidas socioeducativas

Publicidade

Dois jovens que saíram do sistema socioeducativo do Amazonas, participantes do programa #Conectados, irão cursar o Ensino Superior, tendo bolsas integrais, por meio de uma articulação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), junto com o Centro Universitário Fametro.

O programa visa capacitar adolescentes que cumpriram medidas nas unidades do estado e promover a ressocialização.

Publicidade

Os dois vão ingressar em curso da área de Ciências Exatas. Segundo a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, o Governo do Amazonas proporciona mecanismos para que os socioeducandos tenham um ensino de excelência dentro dos centros socioeducativos do estado.

“Esses jovens cumpriram as medidas de internação e estão construindo uma nova vida. Desempenhamos o que é estabelecido nos pilares do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sendo um deles a ressocialização. Nós agradecemos por essa parceria com a Fametro que está fazendo a diferença”, disse a gestora.

A secretária executiva de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc, Edmara Castro, explicou que a parceria com a Fametro é muito importante porque a instituição educacional está propiciando educação de nível superior para jovens carentes, além de cumprir o papel social perante a população.

“Sabemos que muitos jovens não ingressam no ensino superior por falta de oportunidades e, principalmente, por falta de recursos. Por ser uma faculdade privada, a Fametro está abrindo as portas para que esses jovens, em situação de vulnerabilidade, tenham acesso à graduação de nível superior.

O projeto #Conectados é voltado ao adolescente após cumprimento de medida socioeducativa. E alguns dos objetivos do programa são buscar a profissionalização, o emprego e a educação para eles”, detalhou Edmara.

Oportunidade – A reitora da Fametro, Maria do Carmo Seffair, destacou que é uma honra para a instituição colaborar para que a educação possa ser de fato um vetor de transformação.

“Para nós, da Fametro, é sempre um prazer enorme poder colaborar para que a educação possa mudar a vida daqueles que se encontram em alguma situação de vulnerabilidade ou mesmo de necessidade. Sempre atenderemos com muita alegria projetos como esse da Sejusc. Não é uma doação, é uma forma de contribuir para que a gente tenha realmente pessoas transformadas e que transformem o mundo em que vivemos”, frisou a reitora.

Universitário – Pedro* (nome fictício) contou que a entrada no sistema socioeducativo foi difícil, mas, com apoio da equipe técnica, composta por profissionais como assistentes sociais e psicólogos, conseguiu terminar o Ensino Médio.

“Fizemos Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tiramos notas bem razoáveis e, quando saímos, continuaram nos acompanhando. Há alguns dias falaram que conseguiram bolsas de 100% na Fametro. Esse sentimento é único, não tem como explicar. Vamos estudar, nos esforçar e nos empenhar. Queremos retribuir tudo o que fizeram por nós, todo o esforço deles”, afirmou o jovem, após realizar a matrícula.

A coordenadora do programa #Conectados, Jucimara Bernardes, explicou que a iniciativa busca parcerias com órgãos públicos e empresas privadas. Assim foi o percurso até a Fametro. “Todo esse trabalho rendeu várias reuniões, conversamos bastante e viram que realmente oportunizamos, dentro dos centros, uma educação de qualidade para os adolescentes”, afirmou.

Saiba mais – A Sejusc coordena cinco centros socioeducativos no Amazonas: Senador Raimundo Parente, Dagmar Feitosa, Semiliberdade Masculino, Centro de Internação Feminina e Unidade de Internação Provisória Masculino. Todas as unidades ficam situadas em Manaus.

*O nome do jovem foi alterado para preservar a sua conforme o estabelecido pelo ECA.

Publicidade

Leia mais

Fametro está com inscrições abertas até esta sexta-feira, para cursos de graduação, na modalidade EAD

Daly Ruiz

Afya Summit traz palestrantes internacionais para discutir sobre IA e novas tecnologias na prática médica

Daly Ruiz

UEA divulga resultado dos classificados para o Projeto ‘Rosas Dança de Salão’

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais