Conexão Amazônica
GERAL

Participação no ‘Vivendo o Nosso Centro’ conta como horas complementares para estudantes

Publicidade

Para ajudar na formação cultural e de educação patrimonial na cidade, a Prefeitura de Manaus realiza a série de roteiro de visitas monitoradas no centro histórico, garantindo ainda horas complementares para estudantes de ensino superior e servidores públicos.

A próxima visita vai ocorrer no dia 2 de setembro, a partir das 8h30, e está com inscrições esgotadas. Serão mais seis sábados (veja abaixo) de encontros ao ar livre e em locais históricos do centro da capital, com visitas às obras do programa “Nosso Centro”, lançado pelo prefeito David Almeida em 2021 e cuja inauguração está prevista para dezembro deste ano.

Publicidade

Para ter direito à declaração de participação, que pode garantir horas complementares conforme o curso superior, os interessados devem realizar as inscrições prévias pelo link divulgado nas redes sociais e assinar a lista de presença no roteiro.

Ao final de cada visita, os participantes vão receber um certificado digital de atividade extracurricular complementar, que será enviado, posteriormente, para o e-mail informado na pré-inscrição.

A primeira visita aconteceu no dia 12 de agosto. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia, para grupos de até 25 pessoas, para realizar o tour patrimonial, cultural e educativo em espaços da capital. As visitas vão ocorrer nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro.

O circuito de imersão e experiência passa por edificações, bens tombados, praças e ruas, em um tour montado por técnicos do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), com apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult); da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi); e da Comissão Técnica para Implementação e Revitalização do Centro Histórico de Manaus.


“A educação patrimonial e o fato de estarmos convidando a sociedade em geral a conhecer, enquanto estamos em execução das obras, tem o valor não só do pertencimento, mas é uma oportunidade para os profissionais da área, para aqueles que estão em formação e têm interesse no assunto, terem contato com os espaços públicos, com a conservação, valorização e preservação do patrimônio urbano existente”, comentou a gerente do GPH, arquiteta e urbanista Melissa Toledo.

Para ela, o conjunto arquitetônico de Manaus é um marco atrativo e oferece funções de transitar, entreter, comercializar, morar e ter essa vida em um local de memória da cidade.

Visitação

A Manauscult entra no projeto dando apoio à visitação especial ao Paço Municipal, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h20 (encerrando às 17h), mas que, durante o “Vivendo o Nosso Centro”, estará aberto exclusivamente para a condução cultural.


A prefeitura realiza, atualmente, três obras urbanísticas no Centro, que estão previstas para serem inauguradas em dezembro deste ano: mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello e largo de São Vicente. O circuito passa pelos pontos de obras, mas antes, seu início acontece na praça Dom Pedro II, seguindo para o Museu da Cidade de Manaus (Muma), no paço da Liberdade, e rua Bernardo Ramos. Aí, o grupo segue para as primeiras intervenções do “Nosso Centro”, com uma passagem pela travessa Carolina. O circuito finaliza com uma ida ao Palácio Rio Branco.


Em todos os pontos haverá contextualização histórica e arquitetônica com ênfase nos estilos e tipologias e, no caso das intervenções em curso pela prefeitura, a ênfase será no tipo de construção e adaptação ao novo uso.

Território
A revitalização, requalificação e regeneração do Centro Histórico de Manaus tem como foco o melhor aproveitamento da região central, local que guarda valorosa riqueza cultural e patrimonial. O “Nosso Centro” visa o resgate econômico da área, envolvendo ações de economia, turismo, história, empreendedorismo, cultura, arte e habitação.

Próximas datas (sempre aos sábados)

2 de setembro (vagas esgotadas)

16 de setembro

30 de setembro

14 de outubro

28 de outubro

11 de novembro

25 de novembro

— — —

 Cláudia do Valle/Implurb

Fotos – João Viana/ Semcom e Divulgação

Publicidade

Leia mais

Falsidade ideológica: saiba como se proteger desse crime e onde denunciar

elayne

Tradicional escola do Amazonas retoma as atividades presenciais nesta segunda-feira (10/08)

elayne

Ouvidoria da Ageman resolveu mais de 90% das reclamações dos usuários em 2022

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais