Segundo dados do Sinetram, no ano de 2022 foram registrados 1.943 assaltos nos coletivos, um aumento de 16,4% em relação a 2021 (1.669).
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) publicou, nesta quarta-feira (22), um levantamento que indica queda de 8% nos casos de roubos a ônibus, em Manaus. Apesar do dado, muitos passageiros ainda apontam insegurança nos coletivos da capital.
O professor Tiago Souza, que precisa do transporte coletivo para ir ao trabalho, contou que já foi assaltado quatro vezes em ônibus.
“Levaram itens pessoais, joias, cordão e pulseira. Hoje eu até evito sair com esses itens para evitar de ser assaltado novamente”, detalhou.
Segundo dados do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), no ano de 2022 foram registrados 1.943 assaltos a coletivos de Manaus. O número representa um aumento de 16,4% em relação a 2021 (1.669).
O prejuízo financeiro em 2022 chegou a R$ 328.441,86, um crescimento de 25,5% em relação a 2021 (R$ 261.678,15).
“Essas ocorrências dizem a respeito do roubo da renda no ônibus. Sem contabilizar evidentemente, os roubos também dos passageiros”, afirmou o assessor jurídico do Sinetram, Fernando Borges.
Para evitar assaltos aos coletivos, o sindicato tem reduzido a circulação do dinheiro em espécie dentro dos ônibus.
Com o intuito de também reduzir os casos, em janeiro de 2022, a Prefeitura de Manaus lançou o pagamento via PIX para passageiros que utilizam o Cartão Passa Fácil. Mas, para a especialista em segurança pública Goreth Rubi, essa alternativa não é suficiente.
“É uma forma do cidadão não utilizar o dinheiro. Entretanto, este mesmo cidadão irá usar o celular que na maioria das práticas de roubo, principalmente na cidade de Manaus, é o objeto mais visado pelos criminosos”, disse.
SSP-AM aponta queda
Embora os usuários ainda critiquem a segurança nos coletivos, a SSP-AM aponta queda no número de assaltos a ônibus na capital.
No primeiro bimestre deste ano, houve redução de 8% nos casos de roubo ao transporte coletivo, segundo a secretaria. Os dados são do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) da SSP-AM.
A SSP não informou quantos assaltos foram registrados nos meses de janeiro e fevereiro de 2023, 2022 e 2021.
Os dados do Ciesp também mostram que, pelo segundo ano seguido, o 1º bimestre apresenta queda no número de roubo a ônibus. Ainda segundo as estatísticas, na comparação com os últimos dois anos, os dois primeiros meses de 2023 registraram o menor número desse tipo de crime.
— Foto: Jucélio Paiva/Rede Amazônica
Por Hariel Fontenelle, g1 AM