O expediente desta terça-feira, 26, da Assembleia Legislativa do Amazonas, trouxe o Ofício n. 2894/2020/GPPR-DGl/GPPR, em resposta ao requerimento do deputado Roberto Cidade (PV) sobre a instalação de Hospitais de Campanha nas Calhas do Rio Madeira e Alto Solimões.
No documento, o Gabinete Pessoal da Presidência da República informou, que a demanda já foi encaminhada ao Ministério da Saúde, Secretaria de Governo e Casa Civil da Presidência da República.
Roberto Cidade encaminhou ao Presidente da República o Apelo para que o Governo Federal pudesse dar suporte aos municípios que abrangem as Calhas do Rio Madeira e Alto Solimões, devido às peculiaridades da região. Uma vez, que em caso de emergência, não teria tempo hábil para transferir o doente para a capital amazonense.
“As dificuldades das cidades do interior são imensas, principalmente com relação às estruturas hospitalares. E ainda, muitos desses municípios não dispõem de pistas de pouso de aviões, o que dificulta e até impossibilitar a remoção de pacientes em estado grave. Com um hospital de campanha teremos mais chances de salvar vidas”, disse o parlamentar.
“Pela natureza do assunto, informamos que o referido documento foi encaminhado ao Ministério da Saúde, bem como à Secretaria de Governo e à Casa Civil da Presidência da República, por meio do Ofício Circular n. 183/2020/GPPR-DGI/GPPR”, diz trecho do Ofício.
Roberto Cidade avalia de forma positiva a resposta do Gabinete da Presidência e acompanhará de perto o andamento da demanda.
Pelo último Boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), do dia 25 de maio, o número de infectados pela Covid-19 nos municípios que correspondem às duas regiões (Madeira e Alto Solimões), ultrapassam 3 mil casos confirmados, além de 163 óbitos.
Foto: Evandro Seixas