Conexão Amazônica
POLÍTICA

Peixoto destaca a importância do TCE-AM no Dia dos Tribunais de Contas

Peixoto destaca a importância do TCE-AM no Dia dos Tribunais de Contas
( Foto: Assessoria )
Publicidade

Para o parlamentar, órgão garante a lisura das esferas governamentais e o bom uso da verba pública

No dia 17 de janeiro foi comemorado o Dia dos Tribunais de Contas no Brasil. Para o vereador Peixoto (Agir), o dia deve ser lembrado, visto que através do órgão é possível fiscalizar a administração pública, permitindo que todo o cidadão saiba se o seu município, estado ou federação está sendo bem gerido de forma transparente e correta.

Em Manaus, cabe ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) o trabalho de auxiliar, de forma técnica e especializada, a esfera municipal a fim de saber se a gestão está atuando com lisura e assegurando a aplicação dos recursos públicos.

Peixoto reforça que a importância do Tribunal de Contas é fundamental para o funcionamento do município. Ele avalia que o órgão contribui para a sociedade como um todo.

“O Tribunal é uma engrenagem necessária para o bom funcionamento do Poder Público. Sua importância é imensurável, pois tratar do patrimônio público é uma missão das mais difíceis e para auxiliar a gestão, vem o Tribunal de Conta alertar e impor ações necessárias”, explica o parlamentar.

História – A criação dos tribunais iniciou-se em 1890, pelas mãos de Rui Barbosa. Porém, só no ano de 1893 é que a Corte das Contas entrou em funcionamento, convencionando essa data como o início da história da instituição.

Desde a Constituição de 1891, o tribunal esteve presente em todas as cartas magnas. Atualmente, o Brasil conta com 33 Tribunais de Contas atuando nas esferas federal, estadual e municipal.

No Amazonas, o Tribunal de Contas do Estado atua há 73 anos, sendo o órgão responsável na fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado e dos municípios, auxiliando os poderes legislativos no controle externo, nos termos da Constituição Estadual e na forma da Lei Orgânica do TCE-AM.

Fonte: ASSESSORIA

Publicidade

Leia mais

Eduardo apresenta a ministro da Saúde solução que garante água de qualidade às comunidades indígenas

Daly Ruiz

Vereador João Carlos assume como presidente em exercício da CMM

Elaine Marques

“É preciso diante da crise, repensar novas matrizes”, afirma Delegado Péricles

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais