Conexão Amazônica
TECNOLOGIA

Persistência e networking são pilares do sucesso de mulheres no universo da tecnologia

Publicidade

Profissionais mulheres no mundo da TI ainda são minoria, mas transformações promovidas nesse mercado sinalizam perspectivas de acolhimento e crescimento

Enquanto o mundo avança rumo a um futuro digital, um desafio ainda é crescente: a disparidade de gênero no setor de Tecnologia da Informação (TI). Apesar de um crescimento notável de 60% na participação feminina nos últimos cinco anos, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a representação feminina ainda é substancialmente menor em comparação aos profissionais masculinos.

Com impressionantes 83,3% de homens ocupando cargos de tecnologia em relação a 12,3% de mulheres, ainda segundo o CAGED, há um chamado para a ação – o mercado de TI precisa desafiar estereótipos, promover a inclusão e capacitar mulheres para liderar a inovação tecnológica.

Karina Sena, Project Management Officer (PMO) da Gateware, é exemplo e destaque nesse desafio, uma vez que é única mulher em um time de TI predominantemente masculino. Ela oferece suporte na gestão de projetos e mudanças, além de gestão financeira, de tempo e de riscos, realizando atividades na suite GW Outsourcing na Electrolux, em Curitiba (PR).

A presença crescente das mulheres no setor de TI traz benefícios não apenas para elas individualmente, mas também para as empresas e para a sociedade como um todo. A diversidade de perspectivas e experiências contribui para a criação de soluções mais completas e inovadoras, além de promover um ambiente de trabalho equilibrado e justo.

Karina sabia das disparidades desde que escolheu como formação a engenharia, uma área também majoritariamente masculina e, depois, quando se sentiu atraída pela inovação por meio da tecnologia como área para desenvolvimento de sua carreira. Ela equilibra seu trabalho com a criação de seus dois filhos adolescentes e aprendeu a lidar com situações estressantes por meio do autoconhecimento e da compreensão das emoções humanas.

A especialista destaca que as decisões que a levaram ao crescimento profissional foram embasadas na importância do networking e de grupos de apoio para mulheres em TI, com a constante busca por incentivo no desafio de entrar no universo de oportunidades de tecnologia, além da persistência na busca por objetivos e metas.

É importante, por outro lado, que as empresas estejam abertas a receber mulheres como colaboradoras, o que demonstra o avanço da questão da paridade de gênero nas organizações.

“Contei com a sensibilidade de uma recrutadora que percebeu minhas habilidades e, de alguma forma, foi persistente até a minha contratação para a vaga quando surgiu uma oportunidade na empresa. Já havia tentado outras vagas inclusive, mas veio o contato para o que eu queria, depois a entrevista e o processo foi se encaixando. A Gateware abriu todas as portas, foi uma empresa totalmente ativa em me perceber e continuou na mesma intenção de me posicionar de acordo com a minha experiência”, comenta Karina.

Encontrar a carreira desejada exige persistência e relacionamento. No mundo atual, o LinkedIn e outras redes sociais substituíram os já aposentados cartões de visita e, muitas pessoas, especialmente mulheres, estão dispostas a ajudar umas às outras.

“Em minha jornada para ingressar na área de TI em 2019, encontrei grupos como o Meetup, que oferecem suporte e conhecimento, que me ajudaram muito. Começar pode ser desafiador, mas a persistência é a chave e existem diversas oportunidades no universo da tecnologia, desde ser autônomo ou oferecer serviços em plataformas como Hotmart Sparkle. Com determinação e ação, resultados podem ser alcançados”, enfatiza Karina.

Sobre a Gateware – Focada em tecnologia e inovação, a Gateware foi fundada em 2000. Com matriz localizada em Curitiba, no Paraná, também possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina e EUA. Atualmente, possui 150 funcionários e atua em quatro suites: GW Value Strategy (PMO Gestão de Projetos e GMO Gestão de Mudanças), GW Outsourcing (Alocação e Hunting de Profissionais de TI), GW Solution (Aplicativo LivID que realiza Prova de Vida e Recadastramento Digital por meio do reconhecimento facial e inteligência artificial) e GW Labs (Fábrica de Softwares Multiplataforma). Seu mais novo produto é o app LivID, que foi desenvolvido pela Bexpo, startup recém-adquirida pela provedora de soluções em tecnologia.

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus participa de audiência pública sobre tecnologia

elayne

Governo do União Brasil vem transformando a Saúde no Amazonas com investimentos em novas tecnologias

elayne

Busca Preço tem sido grande aliada da população na pesquisa por itens essenciais

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais