Conexão Amazônica
SAÚDE

Pesquisa avalia segurança do paciente na visão dos profissionais da FCecon

Publicidade


A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza, neste mês de dezembro, uma pesquisa para avaliar a cultura de segurança do paciente na visão dos servidores da unidade. O levantamento marca o fim do projeto nacional Paciente Seguro, do qual a Fundação faz parte, e vai compor um planejamento na área para o ano de 2021.

Por meio de um formulário on-line, os profissionais de saúde da Fundação devem informar, até 15 de dezembro, sua visão sobre a segurança do paciente na unidade, explica a responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da FCecon, enfermeira Marielle Martins.

“O objetivo é avaliar a cultura de segurança dos nossos funcionários e detectar os setores que mais têm deficiências em saber como está a segurança no hospital, saber sobre a otimização das informações, dos eventos que ocorrem no seu setor e na sua equipe. É com essa percepção que queremos traçar um planejamento para o próximo ano”, afirma Marielle Martins.

Com base no levantamento, é também objetivo da ação levar a mudança da cultura de segurança para todos os setores, e não somente de forma individual. Novas rotinas e protocolos sugeridos pelos funcionários serão avaliados pelo NSP, como melhoria para a instituição.

Paciente Seguro – A pesquisa marca, em dezembro de 2020, o fim do projeto Paciente Seguro, que é realizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul.

A iniciativa visa prevenir situações de risco aos pacientes, como quedas e doenças hospitalares, garantindo a segurança do tratamento, bem como a diminuição de custos com tempo de internação.

A FCecon implementa protocolos de segurança do paciente desde 2014, como os de higiene das mãos, redução de riscos de quedas e lesão por pressão, uso racional de medicamentos, cirurgia segura e identificação do paciente. Em abril de 2019, a FCecon foi uma das escolhidas para participar do projeto Paciente Seguro e desenvolveu, até este ano, diversas ações sobre a temática.

“Através do projeto, trabalhamos diagnóstico situacional dos setores, verificamos possíveis falhas, mapeamos riscos e realizamos treinamentos. Foram orientações de como realizar as ações, dados estatísticos consolidados, preenchimento de relatórios mensais para que as equipes fizessem parte da mudança. Esse foi o principal objetivo do projeto, de auxiliar o Núcleo a implementar esses protocolos com a equipe da ponta”, avalia a responsável pelo NSP.

Link para o formulário on-line:
https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mDlHhYEfEUC8l4euBOYSBC-dDfel0vRKnvqktky2avJURFlNRUJZRzJPSzlWSFEyMkdWTEJHOEtVSC4u


FOTOS: Divulgação/FCecon

Publicidade

Leia mais

Prefeito realiza abertura do 1º Fórum Municipal de Zoonoses com foco na Esporotricose e destaca combate à doença na capital

elayne

Consumo de medicamentos genéricos deve aumentar este ano: saiba o porquê

elayne

Atendimentos de urgência e emergência do Manausmed passarão a ser realizados pelo Hospital Santa Júlia

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais