Conexão Amazônica
CIDADES

Pesquisa mostra que maioria dos manauaras pretende gastar até R$ 200 no Dia das Mães

Publicidade

Das 282 entrevistadas, 23% desejam receber “Perfumes e Cosméticos”, seguidas por 23% que esperam receber produtos de “Vestuário”. “Calçados” (15%) e “Bolsas e Acessórios” (12%) também estão entre os desejos de presentes das mães no período.

Para analisar o comportamento dos consumidores manauaras na segunda maior sazonalidade do setor comercial, o Dia das Mães, o Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas, realizou, no período de 4 a 14 de abril, pesquisa de intenção de compra. O levantamento entrevistou 315 consumidores em diferentes zonas da cidade e os indagou sobre o que pretendem comprar, quanto esperam gastar, a forma de pagamento que será utilizada e onde pretendem adquirir os produtos e serviços. Também foram entrevistadas mães, que apontaram quais presentes desejam receber.

O presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota, explica a importância dessa sazonalidade para o setor comercial. “O Dia das Mães é a segunda melhor data para o Comércio. Na nossa pesquisa, detectamos que 98% dos entrevistados desejam presentear nessa data, o que demonstra o carinho pelas mães, sejam elas esposas, filhas, irmãs. Esse universo feminino é o foco desse grande momento de comemoração”, ressaltou.

No que tange aos pontos de atenção que devem ser observados pelos comerciantes, Aderson Frota ressalta o comprometimento da renda e o aumento dos preços como fatores que devem impactar o consumo no período. “As pessoas hoje estão cautelosas, pois as crises que desencadearam o aumento nos preços e comprometeram a renda, ainda estão presentes no cenário econômico da atividade comercial. Isso exige a atenção do Comércio, para que ele leve crédito, promoções e vantagens, e estimule a produção de um resultado positivo para o setor”, analisa.

Veja abaixo, os destaques da pesquisa:

– Quanto pretendem gastar por presente?

Para analisar o comportamento dos consumidores manauaras na segunda maior sazonalidade do setor comercial, o Dia das Mães, o Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas, realizou, no período de 4 a 14 de abril, pesquisa de intenção de compra. O levantamento entrevistou 315 consumidores em diferentes zonas da cidade e os indagou sobre o que pretendem comprar, quanto esperam gastar, a forma de pagamento que será utilizada e onde pretendem adquirir os produtos e serviços. Também foram entrevistadas mães, que apontaram quais presentes desejam receber.

O presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota, explica a importância dessa sazonalidade para o setor comercial. “O Dia das Mães é a segunda melhor data para o Comércio. Na nossa pesquisa, detectamos que 98% dos entrevistados desejam presentear nessa data, o que demonstra o carinho pelas mães, sejam elas esposas, filhas, irmãs. Esse universo feminino é o foco desse grande momento de comemoração”, ressaltou.

No que tange aos pontos de atenção que devem ser observados pelos comerciantes, Aderson Frota ressalta o comprometimento da renda e o aumento dos preços como fatores que devem impactar o consumo no período. “As pessoas hoje estão cautelosas, pois as crises que desencadearam o aumento nos preços e comprometeram a renda, ainda estão presentes no cenário econômico da atividade comercial. Isso exige a atenção do Comércio, para que ele leve crédito, promoções e vantagens, e estimule a produção de um resultado positivo para o setor”, analisa.

Veja abaixo, os destaques da pesquisa:

– Quanto pretendem gastar por presente?

As faixas de preços que apresentam as pretensões de gastos dos consumidores é liderada por “R$ 101,01 a R$ 200,00”, que foi selecionada por 45% dos entrevistados. “R$ 50,01 a R$ 100,00” vem em segundo lugar entre as expectativas de gastos e 19% dos entrevistados pretendem gastar de “R$ 201,00 a R$ 500,00”.

– O que as mães desejam ganhar de presente?

Um dos destaques da pesquisa se refere aos presentes que as mães desejam receber no seu dia. Das 282 entrevistadas, 23% desejam receber “Perfumes e Cosméticos”, seguidas por 23% que esperam receber produtos de “Vestuário”. “Calçados” (15%) e “Bolsas e Acessórios” (12%) também estão entre os desejos de presentes das mães no período.

– O que pretendem comprar?

Nesse item da pesquisa, 27% responderam que planejam comprar “Perfumes e/ou cosméticos”, seguidos por 19% que pretendem comprar “Calçados” e16% que irão comprar peças de “Vestuário”. Os participantes também selecionaram “Almoço e/ou jantar” (15%), “Bolsas e/ou Acessórios” (11%) e “Flores e/ou Cestas” (8%), como opções com os quais desejam presentear.

– Onde pretendem comprar o presente?

32% dos entrevistados farão as compras em “Shopping Centers”, 31% preferem fazer as compras no “Centro da Cidade”. Já as “lojas de Bairro” são a opção predileta de 27% dos consumidores, enquanto 6% planejam fazer suas compras via “E-commerce”. 4% Não souberam informar”, onde pretendem comprar o presente.

*TH

Publicidade

Leia mais

Protocolo Virtual da Sefaz-AM vira ‘case’ de sucesso

elayne

Prefeitura de Manaus intensifica serviço de recuperação viária no conjunto Sérgio Pessoa Neto

elayne

Peixe no Prato distribui mais de 20 toneladas de pescado na Semana Santa

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais