Conexão Amazônica
GERAL

Pesquisadores têm até o dia 30 deste mês para submeter propostas na Chamada Fapesp/Fapeam

Publicidade


Chamada visa estimular a colaboração em pesquisa entre pesquisadores do Amazonas e de São Paulo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), recebe até 30 de junho propostas de pesquisadores do Amazonas interessados em participar da Chamada Pública Fapesp/Fapeam Nº 01/2020. A chamada financiará projetos colaborativos em temas relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento e economia, Amazonas e suas fronteiras.

Publicidade

Por meio dessa chamada pública, pretende-se estimular a colaboração entre pesquisadores do Amazonas e de São Paulo no desenvolvimento de projetos, com 24 meses de duração, que contribuam para o avanço do conhecimento científico e tecnológico nos respectivos estados.

Para apoiar pesquisadores do Amazonas, a Fapeam conta com investimento da ordem de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais). A Fapesp fará o aporte necessário para acomodar o número de propostas possíveis dentro do orçamento da Fapeam, permitindo um valor máximo de até R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) por proposta (incluindo reservas técnicas, benefícios complementares e possíveis bolsas). A previsão de divulgação do resultado é 30 de outubro.

Áreas Temáticas – Nesta Chamada, a Fapeam e a Fapesp receberão propostas que abranjam conhecimentos avançados nas temáticas e subáreas indicadas abaixo:

Meio Ambiente: Controle e monitoramento preventivo de queimadas; Recuperação de áreas degradadas; Gestão de áreas de conservação.

Amazonas e suas fronteiras: Segurança alimentar; Segurança pública; Alternativas de trabalho e renda.

Desenvolvimento e Economia: Cadeias produtivas regionais; Potencial bioeconômico complementar ao Polo Industrial de Manaus: Zona Franca Verde; Novos materiais oriundos da biodiversidade local com potencial substitutivo de materiais sintéticos em uso no Polo Industrial de Manaus.

Submissão de Propostas – Cada proposta deve ser composta por um único projeto de pesquisa preparado conjuntamente por dois pesquisadores responsáveis, sendo um do estado do Amazonas e outro do estado de São Paulo. Ambos devem estar vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa de seus estados. Os requisitos e critérios para participar estão especificados na chamada (Clique Aqui).

Cada proposta deve ser submetida às Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) conjuntamente, devendo ser submetida à Fapesp pelo pesquisador responsável no estado de São Paulo e à Fapeam pelo pesquisador responsável no Amazonas. Somente propostas submetidas a ambas as FAPs serão analisadas. Na Fapeam, as propostas devem ser submetidas exclusivamente pelo Sigfapeam, disponível no site www.fapeam.am.gov.br. Na Fapesp, a submissão de propostas deve ser feita exclusivamente por meio do sistema SAGe (fapesp.br/sage).

Link da Chamada Pública Fapesp/Fapeam:http://www.fapeam.am.gov.br/editais/chamada-publica-n-012020-programa-fapesp-fapeam/

Fotos: Érico Xavier/ Fapeam

Publicidade

Leia mais

Procon-AM autuou 40 estabelecimentos por descumprimento à Lei das Filas, em Manaus

elayne

Prefeitura realiza reunião de alinhamento para segunda fase de campanha de combate ao trabalho infantil

elayne

Frutas e hortaliças disponíveis nas feiras da ADS auxiliam no bom funcionamento dos rins

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais