Especialista em Psicologia da UNINORTE explica a importância de unir a ajuda profissional com a presença dos amigos de quatro patas
A relação entre seres humanos e animais de estimação pode ser mais profunda do que se imagina, especialmente quando se trata de superar desafios emocionais. Os pets têm a capacidade de proporcionar suporte emocional e auxiliar na recuperação de distúrbios mentais. Esse foi o caso da jornalista e assessora de imprensa Daly Ruiz, 46, e da sua cachorrinha pug Maria Luna.
Em 2022, Daly passou por um período sombrio em sua vida, lutando contra uma crise severa de depressão. “Eu não tinha mais vontade de viver. Foi uma fase em que tudo parecia sem sentido e eu me sentia completamente desolada”, relata.
Então, seu marido teve uma ideia que mudaria suas vidas: adotar uma cachorrinha. “Para ele, um animal de estimação poderia trazer um pouco de luz para minha vida”, explica. Assim, Maria Luna entrou em cena, levando consigo uma nova perspectiva para a vida da jornalista e assessora de imprensa.
A presença constante e o carinho incondicional da pet começaram a ter um efeito profundo. “Passei a ver a vida de uma maneira diferente. Maria Luna deu um novo propósito, algo pelo que viver. O amor que sinto por ela é algo nunca experimentado por mim antes e isso me ajudou a encontrar forças para sair daquela escuridão”.
De acordo com Alcilene Moreira, Responsável Técnica da Clínica-Escola de Psicologia da UNINORTE, o vínculo com um animal de estimação pode ter benefícios significativos para a saúde mental. “A interação com pets costuma reduzir os níveis de estresse e ansiedade, além de aumentar a sensação de bem-estar. A presença deles ainda pode estimular a liberação de hormônios como a ocitocina, que está associada ao vínculo e prazer”, afirma Moreira.
A jornalista também destacou a importância das pequenas rotinas que estabeleceu com Maria Luna. “O simples fato de cuidar dela e ter uma rotina diária me deu uma estrutura e um propósito. Além disso, as brincadeiras e xodós se tornaram um momento de desconexão saudável das minhas preocupações”.
Para quem luta contra a depressão ou outros problemas de saúde mental, a presença de um animal de estimação pode ser uma ferramenta poderosa. No entanto, Alcilene Moreira alerta para a importância de buscar ajuda profissional. “Embora os pets possam oferecer um apoio incrível, é fundamental que qualquer tratamento para a depressão inclua a orientação de profissionais de saúde qualificados”, afirma a especialista em Psicologia.
A história das duas é um exemplo inspirador de como o amor e a companhia de um animal de estimação transformam vidas. “Eu sou eternamente grata por Maria Luna ter entrado na minha vida. Ela me mostrou que há beleza e alegria mesmo nas horas mais sombrias e me deu uma razão para lutar e seguir em frente”, conclui Daly.
Conheça a Clínica-Escola de Psicologia da UNINORTE
Localizada na Av. Getúlio Vargas, Centro, a Clínica-Escola de Psicologia da UNINORTE oferece o serviço de psicoterapia individual, escuta emergencial, psicodiagnóstico, ludoterapia e estimulação cognitiva para o público interno e externo (crianças a partir de sete anos e adultos até 70 anos). Os atendimentos são realizados por profissionais especializados ou alunos, sempre supervisionados por professores. O serviço tem um valor simbólico e pode ser marcado pelo WhatsApp (92) 3212-5169 ou presencialmente na unidade.