Conexão Amazônica
POLÍCIA

PF e Receita combatem contrabando, sonegação e lavagem de dinheiro

Polícia Federal cumpre 12 mandados de busca e apreensão contra grupo especializado no contrabando de cigarros.
Publicidade

Operação é realizada no Paraná

Crimes organizados envolvendo contrabando, sonegação fiscal e lavagem de bens, valores e capitais são o alvo da primeira fase da Operação Retribuição nesta terça-feira (14).

Publicidade

A ação da Polícia Federal (PF) – em conjunto com a Receita Federal – cumpriu ordens judiciais expedidas pela Justiça Federal da 9ª Vara Criminal de Curitiba de busca e apreensão e sequestro de bens e valores na cidade paranaense de Ivaiporã. A justiça determinou, ainda, o bloqueio de bens e valores em contas bancárias e investimentos financeiros dos investigados.

Cigarros importados

Em nota, a Polícia Federal PF informou que as investigações apontam que os suspeitos tinham como principal atividade a importação de cigarros oriundos do Paraguai e sua posterior distribuição para comércios localizados no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, e, ainda, a lavagem de dinheiro mediante estabelecimento comercial de fachada e uso de contas de laranjas, que eram usadas para dar aparência de legalidade às atividades ilícitas.

Ainda de acordo com as investigações, somente em 2021 os investigados movimentaram mais de R$ 8,7 milhões. “Também foi apurado que um dos investigados já foi condenado pelo crime de contrabando de cigarros e possui dívida ativa com a União oriunda do referido crime. O valor devido à Fazenda Pública Federal chega a aproximadamente R$ 1 milhão”, informou a PF.

As investigações começaram em 2021 para apurar ocorrência de possíveis crimes de contrabando, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal de grupo estabelecido na cidade de Ivaiporã.


© Polícia Federal

Por Agência Brasil 

Publicidade

Leia mais

Polícia Militar realiza encerramento do “Proerd Kids” e 5º ano das escolas das zonas norte, sul, centro-oeste e oeste de Manaus

elayne

Homem é preso após tentar matar ex-mulher e roubar bilhete de loteria premiado no AM

elayne

Em Jutaí, trio é preso suspeito de matar homem para vingar morte de conhecido

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais