Conexão Amazônica
GERAL

PGM defende no TJ-AM ações da Prefeitura de Manaus no combate ao novo coronavírus

Publicidade

“As ações da Prefeitura de Manaus, no combate ao novo coronavírus, estão além do que a Defensoria Pública havia requisitado”. A afirmação é do subprocurador-geral do município, Ivson Coêlho e Silva, ao defender na 3ª Vara da Fazenda Pública, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), o trabalho do Executivo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na testagem em massa da população para detectar a incidência da Covid -19.

Ivson Coelho representou o prefeito de Manaus, David Almeida, na audiência pública realizada nesta quinta-feira, 22/4, que questionou ainda a compra de vacinas pelo município.

Publicidade

“Conseguimos demonstrar na audiência que as ações da Prefeitura de Manaus, no combate ao novo coronavírus, estão além do que a Defensoria Pública havia requisitado. São 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em Manaus, que estão realizando a coleta domiciliar de material para exames RT-PCR”, destacou o subprocurador-geral.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), de janeiro até o dia 22/4, 17.825 coletas de RT-PCR foram realizadas. E desde o dia 1º de março, a prefeitura já realizou cerca de seis mil testes rápidos Covid-19 Antígeno, em 12 unidades de saúde, além da maternidade Moura Tapajóz

De acordo com Ivson Coêlho, a Prefeitura de Manaus também acompanha, por meio da Semsa, os pacientes com resultado positivo de Covid-19, “independentemente de onde esse paciente diagnosticado tenha sido atendido, tanto no serviço público quanto no privado”.

“Os dados são incluídos no sistema e-SUS Notifica, que repassam informações à Semsa. Com esses dados, a secretaria passa a acompanhar tanto o paciente quanto a família dele. Esse procedimento comprova que, além da testagem em massa, o acompanhamento efetivo dessas pessoas é realizado através da busca ativa e rastreamento de contato”, enfatizou Ivson.

O subprocurador também destacou o número de vacinação em Manaus, que hoje está em 416.726 doses aplicadas e a preocupação do prefeito David Almeida em adquirir doses por meio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

“No início de março foi assinado o termo de compromisso, que garante a participação de Manaus no consórcio para aquisição das vacinas contra a Covid-19”, ressaltou.

A audiência, que durou mais de três horas, foi realizada em formato telepresencial, com a participação de representantes do governo do Estado, prefeitura, Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), Defensoria Pública Estadual (DPE), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e dos cientistas Jesem Orellana, Lucas Ferrante, Luiz Duczmal e Alexander Steinmet.

Texto – Elisângela  Araújo – PGM

Foto – Yulli Brito / Divulgação PGM

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus trabalha na finalização das obras da feira municipal do bairro da Paz

elayne

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 135 milhões

elayne

Estatuto da Criança e do Adolescente ganhará versão em Libras

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais