Conexão Amazônica
POLÍTICA

PL de Marcelo Ramos regulamenta desconto a grandes precatórios durante a pandemia

Publicidade

Proposta reforçará caixa do governo na Educação e combate à Covid

Projeto de Lei do deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), aprovado na Câmara pela unanimidade dos partidos, regulamenta acordos diretos da União, incluídas autarquias e fundações, para o pagamento com desconto (de até 40%) dos precatórios de grande valor, assim como para encerrar ações contra a Fazenda pública. O texto segue para análise do Senado.

Publicidade

Pelo texto final, que contempla substitutivo do relator, deputado Fábio Trad (PSD-MS), os acordos serão mais baratos para a União do que as condenações judiciais, levando-se em conta os custos de acompanhar os inúmeros processos. Para Ramos, a proposta estimula uma saída consensual entre o governo e os credores.

“Sozinho, os pagamentos grandes de precatórios superam 15% da dotação orçamentária reservada para essa finalidade a cada exercício. Essa medida vai garantir um fôlego extra para o governo enfrentar a pandemia. Essa regulamentação já foi feita em alguns estados e no Distrito Federal”, disse.

Investimentos em Saúde e Educação

O texto inclui nas novas regras os precatórios originados de ações relativas aos repasses da União ao antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que complementava salários de professores da rede pública dos entes federados. Foi um pleito dos governadores do Nordeste, explicou Trad.

Essas propostas deverão ser apresentadas perante o Juízo Auxiliar de Conciliação de Precatórios vinculado ao presidente do tribunal que proferiu a decisão. O juízo intimará o credor ou a entidade devedora, que poderá oferecer contraproposta, observado o desconto máximo de 40% estipulado pela Constituição. Se o acordo sair, será homologado pelo juízo.

Publicidade

Leia mais

Raiff Matos defende lei do Amazonas que proíbe crianças na Parada LGBTQIA

elayne

Witzel perde direitos políticos e fica inelegível por 5 anos

elayne

Peixoto acompanha vacinação da prefeitura na zona rural de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais