Conexão Amazônica
GERAL

PL sugere realização de exames oftalmológicos em recém-nascidos no AM

Publicidade

A deficiência visual na infância tem um grande impacto social e afeta muitas famílias em todo o País. Para tentar minimizar esta situação, a deputada Mayara Pinheiro(PP) apresentou um Projeto de Lei para a realização dos exames de catarata e glaucoma congênito nos recém-nascidos, nos hospitais públicos e maternidades da Rede Estadual de Saúde.

Com a propositura, vai ser possível utilizar os meios técnicos já disponíveis, o teste do Reflexo Vermelho; e dessa forma avançar no diagnóstico de doenças oftalmológicas, tais como catarata congênita, glaucoma congênito e retinoblastoma (tumor maligno, intra-ocular).

“Com esse projeto, queremos possibilitar o tratamento precoce e a reabilitação visual. Vale ressaltar que o exame clínico será de responsabilidade de pediatras e oftalmologistas. E os recém-nascidos portadores de catarata e glaucoma congênitos vão ser encaminhados para cirurgia em prazo não superior a trinta dias, contados a partir da realização do exame”, explicou.

Ainda de acordo com  Art. 3º, as famílias dos recém-nascidos receberão relatórios dos exames e dos procedimentos realizados, com esclarecimentos e orientações, quanto à conduta a ser adotada.  
 
O Projeto de Lei segue agora para análise nas comissões da Aleam.

Fotos: Dhyeizo Lemos

Publicidade

Leia mais

Dia das Crianças: 95% dos consumidores pretendem ir às compras, revela pesquisa Fecomércio AM

Elaine Marques

Consumo médio anual de gás natural registra melhor desempenho em 10 anos de operação da Cigás

Elaine Marques

Aposta de Belo Horizonte ganha prêmio de R$ 134,8 milhões da Mega-Sena

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais