A Prefeitura de Manaus realizou nesta quinta-feira, 2/9, a primeira reunião de alinhamento da Comissão Especial de Organização de Eventos Festivos no Município de Manaus, instituída por meio do Decreto nº 5.122/2021. Um dos assuntos discutidos no encontro foi o planejamento para a comemoração do aniversário da cidade, no dia 24 de outubro.
A reunião, que ocorreu no Casarão da Inovação Cassina, Centro, foi presidida pelo subsecretário de Assuntos Legislativos da Casa Civil, Rafael Lins Bertazzo, que destacou a necessidade de acompanhar os grandes eventos de responsabilidade e organização da Prefeitura de Manaus, além da campanha de imunização.
“Por determinação do prefeito David Almeida e do secretário da Casa Civil, Tadeu de Souza, foi instituída por meio de decreto a comissão de eventos festivos na cidade de Manaus. Vale ressaltar que, por meio de decreto estadual, já houve a liberação de eventos, um deles vai abrigar por volta de 25% da capacidade da esplanada da Arena da Amazônia, e a prefeitura vai monitorar esse evento para usar como ‘case’ a ser aplicado no município de Manaus, principalmente porque nós já estamos em vias de acontecer o aniversário da cidade e existe a expectativa de realização desse evento”, explicou o coordenador da Comissão.
O representante da Casa Civil referiu-se a um evento privado aprovado pelo Governo do Amazonas que acontecerá nos próximos dias e servirá como teste para monitoramento do retorno aos grandes eventos, também por parte da prefeitura. O subsecretário salientou a importância do alinhamento com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para que os eventos possam voltar a acontecer de maneira segura na cidade de Manaus.
“Nenhum evento vai ser realizado sem que a gente tenha a segurança necessária da ciência e da Semsa em relação à questão da vacinação, avanço e redução de casos da Covid-19”, destacou Bertazzo.
A Comissão é composta por secretarias e órgãos da gestão municipal, como: Casa Civil, Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), Casa Militar, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult).
O diretor de cultura da Manauscult, Jonathas Ribeiro, explicou a importância da interação entre as secretarias, uma marca da gestão municipal, para que os melhores serviços possam ser oferecidos à população.
“O prefeito David Almeida tem criado na sua gestão a transversalidade, na qual as secretarias conversam entre si, isso é producente, principalmente neste momento em que atravessamos uma pandemia e em que na cidade ainda temos reflexos diretos disso. Termos as secretarias conversando, como a Semsa trazendo dados científicos, a Manauscult informando sobre a possibilidade de eventos, é muito produtivo”, enfatizou Ribeiro.
Também presente na reunião desta quinta-feira, 2, o vice-presidente da 9ª Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador William Lauschner (Alemão), salientou a integração entre o Poder Executivo e o Legislativo e a importância para garantir a celeridade no atendimento à população.
“Essa nova gestão da Câmara tem sido muito atuante, e a gente tem buscado esse diálogo com as secretarias, até porque, em questão de leis, tudo vai passar para a Câmara, e, se nós estivermos prontos, já sabendo do que se trata, é muito mais fácil de ser aprovado o mais rápido possível”, frisou.
Texto– Maryane Maia / Semcom
Fotos – João Viana / Semcom