Conexão Amazônica
POLÍTICA

PMAM detém 83 pessoas em ações da força-tarefa contra crimes ambientais

Publicidade

Ações de reforço do policiamento em Manaus e na Região Metropolitana iniciaram no dia 11 de outubro para o combate à queimadas e desmatamento ilegais

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) conduziu, entre os dias 12 a 19 de outubro, 83 pessoas a delegacias pela prática de crimes ambientais na capital amazonense e Região Metropolitana de Manaus (RMM). As ações fazem parte da força-tarefa do Governo do Amazonas para o combate à queimadas e desmatamento ilegais no estado.

Publicidade

Os flagrantes e detenções foram registrados em Manaus, Careiro Castanho, Autazes e Rio Preto da Eva, por meio dos efetivos do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e Força Tática.

Segundo o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, as equipes policiais estão empregadas em regiões onde foram registradas maior incidência de focos de incêndio. “Reforçamos o policiamento nos municípios mais afetados, para dar apoio ao efetivo que já atua nestas áreas. Conseguimos inibir ações criminosas e realizamos o flagrante de mais de 80 pessoas nesses locais. Vamos continuar atuando fortemente no combate a ilícitos ambientais”, afirmou o coronel Klinger.

Além dos registros de flagrante e condução de suspeitos para as delegacias, a PMAM apreendeu materiais usados para desmatar áreas verdes, como motosserras, facões, retroescavadeiras, além de armas de fogo como espingardas, armas de fabricação caseira e munições.

Força-Tarefa

No dia 11 de outubro, o governador Wilson Lima deu o start no reforço das fiscalizações aos crimes ambientais na região do município de Autazes (a 112 quilômetros da capital), com o envio de mais 64 agentes, entre policiais militares e técnicos do Ipaam, além de 16 viaturas e duas aeronaves. Os agentes e viaturas foram deslocados de Manaus para o município, que registrou 108 focos de calor somente no dia de hoje, deixando a capital do estado encoberta por fumaça.

O efetivo designado para Autazes é de policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) e das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam). Além disso, a PMAM enviou reforço da Rocam e Força Tática para o município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus).

FOTOS: Vicente Silva / PMAM e Divulgação/PMAM

Publicidade

Leia mais

Câmara aprova MP que dá prazo para devolução de auxílio emergencial

elayne

Bolsonaro diz não pensar em trocar ministros do Meio Ambiente e da Saúde

elayne

CJ aprova PEC que criminaliza posse de qualquer quantidade de droga

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais