Conexão Amazônica
DESTAQUEPOLÍCIA

PMAM e DPE-AM realizam palestra sobre endividamento na vida do servidor público

Publicidade

Termo de Cooperação Técnica entre os órgãos para ações de educação aos direitos dos policiais militares foi assinado durante o evento

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizaram, na manhã desta quarta-feira (08/05), a palestra ‘O superendividamento e os reflexos na vida do servidor’, para policiais militares. O evento aconteceu no auditório do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.

Publicidade

Na ocasião, o chefe do Estado-Maior Geral (Chemg) da PMAM, coronel PM Bruno Azevedo, representou o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, na assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre os dois órgãos para ações de educação aos direitos dos policiais militares.

“Cumprindo determinação do comandante-geral, nós vamos trazer políticas para enfrentamento do endividamento do nosso servidor com palestras, ações jurídicas, conscientização, para que o policial militar tenha soluções. É uma iniciativa do Comando da instituição buscando mais qualidade de vida e reorganização desse servidor”, destacou o Chemg.

O defensor do Núcleo de Defesa do Consumidor da DPE-AM, doutor Christiano Pinheiro da Costa, que ministrou a palestra, explicou que o evento aconteceu para estabelecer a parceria entre os órgãos e apresentar como a Defensoria pode auxiliar o policial militar e analisar as causas relacionadas ao Direito do Consumidor.

“Abordamos temas sobre o consumidor endividado e como será tratado esse policial militar no âmbito da Defensoria, o fluxo de atendimento e como essas demandas são encaminhadas ao Judiciário para resolver essas questões”, explicou o defensor.

Saúde mental e o endividamento

A chefe do Centro de Psicologia da PMAM, major PM Flávia Dias, destaca que o incentivo às ações como esta é primordial, tendo em vista a ligação da saúde mental com o superendividamento.

“O servidor que está em dividida, geralmente, pode apresentar um transtorno mental ou o próprio transtorno mental pode fazer com que surja a situação da dívida e isso não deixa de ser um fator de risco. Portanto o setor de Psicologia vai continuar acompanhando junto com a Defensoria esse programa”, salientou a major Flávia.

Importância do tema

O cabo PM Odevilson de Souza, que foi um dos espectadores do evento, agradeceu o Comando da instituição pela iniciativa e destacou a importância dessas parcerias para a tropa.

“Quando o policial militar tem esse aparato junto à corporação, e a corporação busca essas parcerias, o militar percebe que não está sozinho, ele se sente atendido e reconhecido. Como o defensor falou: o programa já tem bons resultados, então esse é o momento que muitos esperam para alcançar a resolução do seu problema”, disse o cabo Odevilson.

Fotos: William Ribeiro

Publicidade

Leia mais

Casa de Praia Zezinho Corrêa impulsiona o turismo e empreendedorismo em Manaus

elayne

Afya Summit traz palestrantes internacionais para discutir sobre IA e novas tecnologias na prática médica

Daly Ruiz

Pistoleiros invadem casa e matam homem com tiro na cabeça

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais