A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do 1° Batalhão de Polícia Militar (1°BPM – Força Tática), realizou, na manhã desta segunda-feira (09/10), aula inaugural do IV Estágio Boina Preta (EBP), no auditório da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), localizada na avenida Governador Danilo de Matos Areosa, Distrito Industrial, na zona sul de Manaus.
A solenidade foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Amazonas, coronel Bruno Azevedo, que também ministrou a primeira instrução. O evento contou também com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre eles: o corregedor-geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Franciney Bó, que no ato representou o Secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida; a comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), tenente-coronel Otacicleide Pereira; o diretor-geral do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP), coronel Eyderson e o vereador de Manaus, Capitão Carpê Andrade.
“A tropa da Força Tática tem 15 anos e vem se consolidando com números, postura e individualidade. Então, este estágio busca a excelência no servir, para que na ponta, o cidadão que precisa da atuação e intervenção da Polícia Militar, ele a tenha com segurança. Precisamos que os senhores consigam absorver ao máximo e decodificar o máximo de conhecimento possível para que a Força continue entregando o que sabe fazer de melhor. Consolidem o trabalho”, disse o Chefe do Estado-Maior, coronel Bruno Azevedo.
O Estágio Boina Preta é um programa de treinamento intensivo que busca aprimorar as habilidades dos policiais militares, proporcionando-lhes conhecimentos avançados em táticas, técnicas de abordagem, operações especiais e estratégias de atuação em situações de alto risco. Os participantes passam por um rigoroso processo de seleção e são submetidos a uma série de desafios e simulações que os preparam para enfrentar as mais diversas situações nas ruas.
Ao todo, 50 policiais militares participam da atividade que tem duração de 21 dias. O estágio é dividido em três etapas: rústica, teórica e prática. Entre as instruções a serem ministradas estão: abordagem tática, doutrina de força tática, técnicas e táticas policiais, tiro policial e choque ligeiro.
“A partir de hoje, durante 21 dias, os 50 estagiários irão colocar em prova toda sua resistência física e psicológica para poder alcançar êxito na conclusão do Estágio. Os alunos irão passar por instruções teóricas e práticas, visando formá-los como operadores de patrulhamento tático de Força Tática”, comentou o coordenador do IV Estágio, capitão Coelho.
FT – A Força Tática age em ocorrências de alto risco, como também nas apreensões de armas de fogo, entorpecentes e no combate ao crime organizado. O batalhão também apoia outros órgãos do Sistema de Segurança Pública, como nos casos de cumprimento de mandados de prisão, operações policiais na região metropolitana e agora na operação Hórus da Secretaria de Segurança Pública e Ministério da Justiça e Segurança Pública, nos municípios fronteiriços.
Jornalista: Dany Rezende
FOTO: Divulgação/PMAM