Conexão Amazônica
POLÍCIA

Polícia Civil esclarece sobre os direitos do consumidor durante a pandemia

Publicidade

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon), esclarece à população sobre os direitos previstos no Código do Consumidor (Lei 8.078/1990) a respeito de rescisão contratual de serviços, em virtude do coronavírus. Neste mês de março, a especializada atendeu 41 solicitações de orientação e 36 reclamações sobre o assunto.

Segundo o delegado Eduardo Paixão, titular da Decon, as empresas não são responsáveis pela propagação da doença, no entanto, o momento é de alerta e atenção às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que é evitar aglomerações.

Conforme o delegado, o consumidor tem direito de alterar passagens aéreas, cruzeiros, hotéis, congressos, eventos, entre outros serviços, sem pagar por isso. Em caso de necessidade, o comprador deve negociar com as empresas que estão oferecendo o serviço, pois conforme o artigo 6 do Código, “são direitos básicos do consumidor a proteção à vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos”.

“É importante que as empresas que oferecem serviços diretos ao público estejam conscientes da situação atual, e atendam seus clientes com agilidade e, ainda, que fiquem dispostos a ajudar de forma satisfatória, especialmente os casos específicos, para que não ocorra maior propagação do vírus”, explicou o titular da especializada.

Ainda segundo o delegado, conforme o artigo 393 do Código do Consumidor, “o devedor não responde pelos prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior, se expressamente não houver por ele responsabilidade. O caso de fortuito ou de força maior verifica-se no fato necessário, cujos efeitos não foram possíveis evitar ou impedir”.

De acordo com Paixão, se o consumidor e a empresa não chegarem a um acordo, é recomendado que o cliente entre em contato com o Programa Estadual de Proteção e Orientação do Consumidor (Procon-AM), ou acesse a plataforma consumidor.gov, ou ainda, caso não tenha sucesso, recorra ao Poder Judiciário.

O delegado reforça que dúvidas e orientações podem ser repassadas por meio dos telefones: (92) 99962-2731 ou 3214-2264.

FOTO: Divulgação/PC-AM

Publicidade

Leia mais

Dupla de motociclistas é presa na Zona Leste de Manaus.

elayne

Quarteto suspeito de envolvimento em homicídio é preso com drogas e armas de fogo no Cidade Nova

elayne

PMAM prende homem por desmatamento e queimada no município de novo Airão

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais