A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), representada pelo delegado Eduardo Paixão, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon), participou de uma reunião com a equipe da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e guias profissionais de turismo, durante a manhã desta quarta-feira (02/12). A reunião ocorreu na sede da Amazonastur, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.
De acordo com o delegado, a reunião teve o objetivo de definir estratégias e receber denúncias contra falsos guias de turismo que cometem exercícios ilegais da profissão, no Amazonas.
“A respeito das denúncias, os guias cadastrados e os consumidores devem formalizá-los junto com as provas das ofertas divulgadas, como foto, folder ou vídeo, para que haja punição do falso guia, pois ele oferece riscos à segurança e não tem compromisso com a qualidade dos passeios turísticos”, comentou o delegado.
Conforme o titular, guias de turismo, que passam por cursos, denunciam que alguns hotéis incentivam a prática criminosa e que tal atitude ofende a classe que trabalha na formalidade.
“Devemos ficar atentos aos falsos guias. E, para isso, a orientação é que os interessados nos serviços turísticos do nosso Estado acessem os canais de consulta de guias de turismo habilitados pelo site www.cadastur.turismo.gov.br. Se preferir, envie um e-mail para drf@amazonastur.am.gov.br ou fale com os servidores da empresa pelo número (92) 2101-8180”, frisou Eduardo Paixão.
A Decon está localizada na rua Felismino Soares, nº 155, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul da capital. “Para denúncias anônimas, entrar em contato pelos telefones (92) 3214-2264 ou pelo WhatsApp (92) 99962-2731, sua identidade será mantida em sigilo”, reforça Paixão.
Fotos: Divulgação/PC-AM.