Um dos presos chegou a informar que veio a Manaus apenas para ensinar a técnica de montagem de armamento caseiro. O armamento caseiro, conforme a polícia, tem o mesmo poder letal de uma arma de fabricação industrial
Dois homens, que não tiveram os nomes divulgados, foram presos, nesta terça-feira, 5/7, por suspeita de fabricar armas caseiras, no Puraquequara, na zona Leste de Manaus. De acordo com a Polícia Militar (PM), com os suspeitos foram apreendidos uma submetralhadora cartuchos, munições, ferramentas e várias peças que já estavam sendo montadas para confeccionar outras armas.
A 28ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) informou que estavam em patrulhamento pela Rua Mané Garrincha, na Comunidade Vista Bela, quando viu um homem em atitude suspeita. Durante a abordagem, o suspeito demonstrou nervosismo, mas nada de ilícito foi encontrado com ele. Após ter sido liberado, ele saiu correndo e foi seguido pela equipe.
Os policiais voltaram a abordar o suspeito dentro de uma construção, onde foi localizado o outro suspeito. No local, a polícia identificou que a dupla havia montado uma ‘oficina’, onde estavam fabricando armamento caseiro para integrantes de uma facção criminosa.
Oficina
Ao todo, conforme a polícia, foram apreendidos uma submetralhadora, cartuchos, munições, ferramentas e várias peças que já estavam sendo montadas para confeccionar outras armas.
À polícia, um dos suspeitos informou que veio para Manaus para ensinar como confeccionar armamento caseiro. A dupla foi presa e encaminhada ao 28º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para os procedimentos cabíveis.
Suspeita-se que essas ramas vão parar, principalmente, nas mãos de ‘soldados’ de facções criminosas que ficam responsáveis por bocas de fumos e pontos de distribuição de drogas, principalmente em bairros da periferia de Manaus.
Armas caseiras apreendidas
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), entre janeiro e maio deste ano, as forças de segurança retiraram das mãos dos criminosos, um total de 95 armas caseiras, de diversos calibres. O armamento caseiro, conforme a polícia, tem o mesmo poder letal de uma arma de fabricação industrial e nos últimos anos, passou a ser apreendida, em Manaus, com mais frequência.
*TH