Na tarde deste domingo (31/05), policiais militares da 4ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) detiveram um homem de 60 anos e outros indivíduos envolvidos em uma ocorrência de violência doméstica na rua Londres, bairro Grande Vitória, zona leste de Manaus.
Os policiais faziam patrulhamento de segurança na área do Grande Vitória quando visualizaram uma situação de tumulto e, ao se aproximarem, perceberam que algumas pessoas espancavam um idoso de 60 anos. Segundo os moradores, ele estava agredindo fisicamente sua mulher, de 54 anos, e a filha do casal, dentro da casa onde moram. Ao ouvir os pedidos de socorro das vítimas, os vizinhos se dirigiram à residência e passaram a espancar o agressor.
Após acalmar a situação, os policiais detiveram todos os envolvidos e conduziram o agressor para atendimento médico no Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, depois do que ele foi encaminhado para o 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde vítimas e demais envolvidos na ocorrência já estavam esperando para elucidação do caso.
Mais informações: Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM): 98842-1841.Em uma hora, Sejusc distribui 10 mil máscaras nos cinco terminais de Manaus
Ação iniciou às 6h, horário de maior circulação de pessoas, contando com a atuação de 50 servidores da Sejusc
Máscaras de tecido foram distribuídas nesta segunda-feira (1°/06) pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), nos cinco Terminais de Integração de Manaus, como medida de prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19). Em uma hora, 10 mil máscaras foram entregues para a população que retornou às atividades.
A ação iniciou às 6h, horário de maior circulação de pessoas, contando com a atuação de 50 servidores da Sejusc na distribuição das máscaras. Os itens de proteção foram feitos pelas profissionais do projeto “Costurando a Esperança, Protegendo Vidas”, desenvolvido pelo Governo do Amazonas para garantir renda para pelo menos 200 costureiras desempregadas, além de ajudar na confecção e distribuição de 1 milhão de máscaras para a população em situação de vulnerabilidade.
Segundo a secretária Caroline Braz, titular da Sejusc, o governador Wilson Lima vem adotando todas as medidas para proteger a população contra o coronavírus.
“Já entregamos também para grupos de Pessoas com Deficiência (PcDs), ribeirinhos, comunidades indígenas, grupos de idosos e LGBTs. Estamos garantindo que a população se proteja no momento que estamos iniciando a reabertura gradual de alguns serviços não essenciais. Isso significa que, mesmo com a abertura, é preciso manter todos os cuidados, não podemos relaxar com a prevenção”, disse a titular da Sejusc.
Uma das pessoas que receberam a máscara foi a permissionária do T5, Elizangela Santos, que destacou a importância da manutenção dos cuidados preventivos em relação ao coronavírus.
“A gente precisa se conscientizar que a população tem que usá-la, não é uma questão de gosto, temos que usar para nos prevenir, e também as pessoas que trabalham conosco. É uma forma de prevenção, mas tem gente que ainda não aderiu. Temos que entender que precisamos usá-la”, disse.
Cuidados importantes – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde recomendam não utilizar as máscaras de tecido por longo tempo (máximo de 3 horas); trocar após esse período e sempre que estiver úmida, com sujeira aparente, danificada ou se houver dificuldade para respirar; higienizar as mãos com água e sabonete ou preparação alcoólica a 70% ao chegar em casa, retirar a máscara e colocar para lavar; repetir os procedimentos de higienização das mãos após a retirada do item de proteção; e não compartilhar a máscara, ainda que ela esteja lavada.
Ciclos – A reabertura de alguns estabelecimentos a partir do dia 1° de junho integra o plano de reabertura gradual do comércio de atividades não essenciais. Entre os locais que retomam suas atividades nesta segunda-feira (1°/06) estão igrejas e templos; lojas de artigos esportivos, de bicicleta, artigos para casa, vestuário, acessórios, calçados, entre outras.
FOTOS: Chamel Flores/Sejusc