Conexão Amazônica
DESTAQUEPOLÍTICA

Polícia Militar do Amazonas prende homem com 400 quilos de carvão vegetal

Publicidade

A carga avaliada em R$20 mil foi encontrada dentro de uma kombi

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), apreendeu 400 quilos de carvão vegetal, durante patrulhamento ostensivo em zona rural, na noite de domingo (11/02), no km 23 da rodovia AM-010.

Publicidade

Policiais militares do Batalhão Ambiental abordaram uma Kombi com diversas sacas, por volta das 22h. Durante procedimentos de abordagem e revista no veículo foi constatado que se tratava de 20 sacas de carvão vegetal.

Questionado, o condutor do veículo confessou que não possuía o Documento de Origem Florestal (DOF) e nem Nota Fiscal para o transporte da carga, avaliada em R$20 mil. Além das sacas de carvão vegetal, o veículo também foi apreendido.

O homem foi preso e encaminhado, juntamente com o material, para o 6° Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Apreensão de retroescavadeira

Nesta segunda-feira (12/02), o Batalhão Ambiental apreendeu uma retroescavadeira operando sem licença ambiental. A apreensão ocorreu no conjunto Viver Melhor II, localizado no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus, após denúncia anônima relatar que havia uma retroescavadeira terraplanando no local de forma irregular.

O responsável pela atividade foi identificado e questionado sobre a Licença Ambiental para operar. Ele informou que não possuía o documento. O homem foi preso e encaminhado, juntamente com a máquina, para o 6° DIP.

Crime ambiental

É crime ambiental vender, transportar, guardar ou expor à venda produtos de origem vegetal (carvão ou madeira), sem a devida licença ou em desconformidade com a documentação.

É crime ambiental construir, instalar ou fazer funcionar estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes.

O descumprimento da ordem sujeita seus autores às penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais.

Denúncia

A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

Fotos: Divulgação/PMAM

Publicidade

Leia mais

Prefeitura convoca aprovados no concurso público da Semsa para procedimentos de posse

elayne

Roberto Cidade propõe medida que reforça segurança nos aplicativos de transporte

elayne

Carnailha é patrimônio cultural imaterial do Amazonas, após pedido da deputada Mayra Dias

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais