Na manhã desta segunda-feira (13) por volta das 10h30, policiais militares de Coari, apreenderam no Porto da Prainha uma Lancha com bote de alumínio nas cores preta e verde (camuflado) com motor SUZUKI 300HP com inscrição na parte de trás da embarcação “ESTHER”.
De acordo com o Tenente Coronel PM Pedro Moreira, durante as Operações da Polícia Militar nos rios Solimões e Copeá foi informado por moradores ribeirinhos que o pirata de rio e foragido do justiça Wugercicley Peres, o “GAMBIARRA” utilizava uma lancha com motor 300HP marca Suzuki novo em um bote de cor verde e preto com nome “Esther” gravado. Segundo os ribeirinhos, seria impossível a lancha ser abordada pela POLÍCIA MILITAR devido a velocidade que alcançava no rio.
Ainda de acordo com o Oficial, foi informado na denúncia que a lancha usada por “GAMBIARRA” estava ao lado de uma balsa onde seria embarcada para Manaus, muito provalmente para serem feitos reparos no motor ou por receio que a lancha fosse apreendida a partir da implantação da Base Arpão prevista para início do mês de agosto quando serão intensificadas ações contra o tráfico de drogas e pirataria de rio, disse o Oficial.
A lancha usada por “GAMBIARRA” foi vista também na Ilha do Ariá, dias antes da Polícia Militar apreender no terreno de um de seus comparsas conhecido por “BODÓ” mais de 280Kg de drogas. Um mês após a apreensão, Regilson Campelo, o”BODÓ” foi morto, muito provavelmente a mando de seus patrões descontentes com o prejuízo causado pela apreensão do entorpecente.
Diferente das outras lanchas, que eram produtos de roubos, ao que parece a lancha usada pelo criminoso “GAMBIARRA” é legalizada para evitar ser apreendida em abordagens de rotina pela Polícia Militar. A lancha possui apenas o banco do piloto, e o convés é livre, sem assentos, característico de lanchas usadas por traficantes para transportarem drogas e por piratas de rio.