Policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (CPAmb/BPAmb), na manhã desta quinta-feira (07), detiveram um homem de 42 anos com grande quantidade de carvão vegetal, no ramal da Água Branca, no Km 35 da rodovia AM-010.
Os policiais abordaram o caminhão-baú de placa OAC-0187 e, durante vistoria no veículo, encontraram 221 sacos de 6,630 quilos com carvão vegetal, totalizando aproximadamente 17 metros cúbicos de carvão (MDC). O condutor do veículo, ao ser questionado sobre a propriedade e origem do produto, não apresentou o Documento de Origem Florestal (DOF), dessa forma caracterizando-se a irregularidade da carga.
O condutor foi detido e encaminhado até a Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema) para as providências, sendo enquadrado conforme a Lei n° 9.605/1998, artigo 46, por transporte ilegal de carvão vegetal.
O Comando e o Batalhão Ambiental orientam a todos que quem vende, transporta, guarda ou expõe a venda, produtos de origem vegetal (carvão ou madeira) sem a devida licença, comete Crime Ambiental, sujeitando seu(s) autor(es) às penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais.
Policiais militares do Batalhão Ambiental apreendem 221 sacos de carvão vegetal irregular na rodovia AM-010
Publicidade
Publicidade