Conexão Amazônica
Meio Ambiente

Policial é condenado a três anos de prisão por traficar 185 tartarugas

Publicidade

Animais originários das Ilhas Galápagos são filhotes e pertencem a uma espécie em risco de extinção

Um policial equatoriano foi condenado a três anos de prisão por traficar 185 filhotes de tartaruga gigante das Ilhas Galápagos, uma espécie em risco de extinção, informou o Ministério do Meio Ambiente do Equador.

A sentença de primeira instância foi de “três anos de prisão”, além do pagamento de US$ 639.100 (R$ 3.379.117,26), de acordo com o comunicado divulgado pelo Ministério.

O réu também deverá apresentar um pedido público de desculpas por meio de um veículo de comunicação nacional.

O policial identificado como Nixon P. foi preso em março passado, quando tentava retirar os animais do arquipélago, embrulhados em plástico e dentro de uma mala. O destino era a cidade de Guayaquil (sudoeste). Das 185 tartarugas, 32 morreram.

“O tráfico de espécies protegidas é um golpe para a natureza que, desta vez, não pôde se efetuar, graças aos procedimentos implementados em coordenação com outras instituições”, disse o diretor do Parque Nacional de Galápagos (PNG), Danny Rueda, segundo comunicado divulgado pelo Ministério. 

O ministro do Meio Ambiente, Marcelo Mata, considerou a sentença “um precedente em benefício da natureza, da fauna, da biodiversidade e, sobretudo, da honestidade que o planeta merece”.

Os animais sobreviventes foram transferidos para o centro de reprodução em cativeiro da PNG. Na época, eles tinham aproximadamente três meses de idade, o que dificultou determinar de qual ilha do arquipélago, localizada a mil quilômetros da costa, haviam sido extraídos. 

As tartarugas gigantes chegaram há três, ou quatro, milhões de anos à região vulcânica de Galápagos, no Pacífico. Acredita-se que as correntes marinhas dispersaram seus espécimes pelas ilhas. Foi assim que surgiram cerca de 15 espécies diferentes, cada uma adaptada ao seu território. Destas 15, três estão formalmente extintas.

O arquipélago conta com flora e fauna únicas no mundo e serviu de laboratório natural para o cientista inglês Charles Darwin por sua teoria sobre a evolução das espécies. Seu nome remete às suas tartarugas gigantes.

Publicidade

Leia mais

TCE-AM destaca apoio ao ICMBio na criação da Reserva para Sauim-de-Coleira

elayne

Em celebração ao dia do Meio Ambiente, a Moto Honda apresenta a ação “Plantando o Futuro” em reforço ao compromisso ambiental da empresa

elayne

Manaus participa de encontro nacional que iscute fortalecimento da defesa ao meio ambiente

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais