Conexão Amazônica
GERAL

Policlínica Codajás realiza cerca de 300 procedimentos extras para mulheres e população LGBTQIa+

Publicidade

Atividades finalizaram a campanha Outubro Rosa, que ofertou atendimento especializado para detecção de câncer de mama e útero

A Policlínica Codajás, unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), nesta quinta-feira (27/10), finalizou a campanha Outubro Rosa, que anualmente promove a conscientização sobre a detecção de câncer de colo de útero e de mama, com 300 procedimentos no setor de ginecologia da unidade de saúde.

Publicidade

Entre as ações realizadas nos dias 7, 20, 26 e 27 de outubro, o público usuário do Serviço Único de Saúde (SUS) receberam atendimento com uma equipe multidisciplinar, formada por ginecologistas, enfermeiras, técnicos em enfermagem, serviço social e auxiliares administrativos.

Nos quatro dias de campanha, foram atendidas mulheres, homens trans e pessoas não binárias, com a realização de palestras educativas sobre a saúde da mulher, exames preventivos, consultas, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C e encaminhamento para os demais exames.

O diretor da Policlínica Codajás, o médico Swammy Mitozo, explica que esta é a segunda ação do ano, uma realização positiva do Governo do Amazonas em parceria com a Prefeitura de Manaus.

“Demos todo suporte profissional, de espaço e insumos para que todas fossem atendidas da melhor forma possível. Sabemos o quanto é importante a saúde da mulher como um todo. E cuidar delas é cuidar de toda a família”, destacou.

Encerramento da campanha

Nesta quinta-feira (27/10), último dia de atendimento, o público usuário do SUS foi recebido com lanches, sorteio de brindes, vitaminas para mulher, hidratantes, bolsas para absorventes e preservativos.

A gestora em marketing, Sanderley dos Santos, 42, conta que desde 2019, antes da pandemia da Covid-19, não realizava o exame preventivo. O exame detecta alterações nas células do colo do útero.

“Soube por meio de familiares sobre a ação e decidi vir, hoje, atualizar meu exame e pôr em dia minha saúde preventiva. Fiquei muito feliz com o atendimento e estou confiante no resultado saudável do exame”, declarou.

De acordo com a coordenadora do setor de ginecologia, Sandra Neves, o ato simbólico não representa o fim da campanha, mas o começo, já que muitas mulheres foram bem atendidas e saíram motivadas.

“Elas têm todo nosso amor, carinho e profissionalismo, então não podemos dizer que é o final e sim o começo de tudo, onde elas veem a importância do autocuidado com a saúde e, assim, possam chamar outras mulheres, para se cuidarem também”, finalizou.

Setor de Ginecologia

A Policlínica Codajás, situada na avenida Codajás, nº 26, bairro Cachoeirinha, zona sul da capital, tem o setor de ginecologia, que atende pacientes mulheres com consultas em ginecologia durante todo o ano. As pacientes são encaminhadas via Sistema de Regulação.

SONORA: Sandra Neves – coordenadora do setor de Ginecologia da Policlínica Codajás

FOTOS: Islânia Lima / Policlínica Codajás

Publicidade

Leia mais

PF deflagra “Operação Formação Legal II” para fiscalizar escolas de formação de vigilantes

elayne

Funcionários Públicos serão beneficiados com reconhecimento da Inconstitucionalidade da Lei do Congelamento

elayne

Público adulto com deficiência acolhido no Abrigo Moacyr Alves recebe vacinação contra COVID-19

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais