Conexão Amazônica
SAÚDE

Policlínica da SES-AM realiza curso para ginecologistas que beneficia 20 mulheres na espera por cirurgias 

Publicidade

O 1º Curso Teórico e Prático – Hands On para ginecologistas aborda o HPV, lesões precursoras e o câncer de colo de útero 

Pela primeira vez na capital amazonense, a Policlínica Governador Gilberto Mestrinho, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), é escolhida para sediar o curso teórico e prático para os ginecologistas que tem como objetivo realizar uma abordagem aos especialistas de pacientes com HPV, Lesões Precursoras e Câncer de Colo de Útero. O evento iniciou na última quarta-feira (21/06) e se estendeu até esta sexta-feira (23/06). 

Publicidade

O curso acontece anualmente e é realizado pela Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (ABPTGIC). A associação escolhe uma unidade de saúde no Brasil para poder beneficiar as pacientes, levando materiais e equipamentos próprios que são necessários à realização dos procedimentos. Sendo assim, os materiais, equipamentos e insumos a serem utilizados no evento pertencem à ABPTGIC e a empresa Loktal. 

Com a iniciativa, 20 mulheres, usuárias do serviço de ginecologia da policlínica atendidas e diagnosticadas pela médica Heliamara Teles, presidente da ABPTGIC da região norte, serão beneficiadas com os procedimentos de Exerese de Zona de Transformação (EZT) (Conização). 

A presidente ainda esclarece que a associação trabalha em todo país, fornecendo equipamentos e treinando ginecologistas e em troca desse treinamento acaba beneficiando pacientes, que estão na espera pelo procedimento. 

“Treinamos dezessete médicos especialistas em ginecologia e obstetrícia para realizar os procedimentos de colposcopia e cirurgias de maneira correta, de maneira que nós temos que seguir os protocolos mundiais e nacionais para todas as lesões precursoras do câncer de colo”, pontuou. 

O evento, que aconteceu na policlínica, abordou assuntos como atualização sobre imunização e o cenário atual na região, vacina nonavalente e o futuro livre de cânceres, doenças associadas ao HPV e métodos de cirurgia de alta frequência, entre outros. A ação contou com apoio da gerência técnica, coordenada pela Tenente BM Paranhos, gerência de enfermagem Tenente BM Luene, Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPSHU), coordenado pela Tenente BM Gallup. 

FOTO: Divulgação/SES-AM

Por Matheus Gil / agenciaamazonas

Publicidade

Leia mais

Consumo de medicamentos genéricos deve aumentar este ano: saiba o porquê

elayne

Hemoam registra recorde de doações no Carnaval, mas estoque de sangue ainda necessita de reposição

elayne

Covid responde por menos de 1% das internações na rede pública do Rio

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais