Conexão Amazônica
GERAL

Policlínica Gilberto Mestrinho realiza treinamento de profissionais para atendimento no Centro de Testagem e Aconselhamento

Publicidade


A Policlínica Gilberto Mestrinho, em parceria com a Coordenação Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids (IST/Aids) e Hepatites Virais, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou um treinamento com profissionais de saúde para o atendimento no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). A capacitação iniciou no último dia 04 de maio e encerrou ontem (07/05).

O CTA disponibiliza para a população os testes de HIV, sífilis e hepatites virais (B e C), além do serviço de aconselhamento e orientação para o acompanhamento na rede de saúde, para os casos positivos.

As atividades contaram com oficinas de técnicas de testagem, manejo de sífilis e epidemiologia. Para a coordenadora estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, Vanessa Homobono, esse treinamento é importante para melhorar e ampliar o atendimento. “A equipe de bombeiros vai somar com a Policlínica, atuando diretamente no Centro de Testagem e Aconselhamento, aumentando ainda mais os serviços prestados à população com esses atendimentos”, destacou.

Como parte do termo de Cooperação entre Governo do Estado, SES-AM e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), o treinamento contou com a participação de 17 profissionais da equipe de bombeiros, como técnicos de enfermagem, enfermeiros e assistentes sociais. A previsão é que a nova equipe possa começar a atender em conjunto, a partir do final do mês de maio.

Serviço – Em funcionamento desde abril de 2019, o CTA da Policlínica Gilberto Mestrinho realiza, diariamente, testes de HIV, sífilis e hepatites virais (B e C), essenciais para a prevenção e controle das doenças sexualmente transmissíveis.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Os testes podem ser feitos por pessoas acima de 18 anos e menores de idade acompanhados dos pais ou responsáveis, com demanda livre, sendo necessário levar apenas o cartão do SUS e um documento de identificação. Também são realizados aconselhamentos pré e pós-teste, uma conversa com os profissionais antes e depois da realização dos exames para acompanhamento e orientação dos casos.

O enfermeiro Bruno Fernandes faz um alerta e convida as pessoas que tiveram exposição em relações sexuais sem preservativo a procurar o serviço. “Quanto mais precoce, mais fácil fica para viver com HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Tire a dúvida e saia do medo, venha testar”, enfatizou.

O CTA da Policlínica Gilberto Mestrinho realiza cerca de 30 testes diariamente. Com o treinamento de novos profissionais, a expectativa é que esse número aumente e que a população busque mais do serviço.

Demais unidades – Além da Policlínica Gilberto Mestrinho, a rede estadual de saúde oferta os testes na Policlínica Antônio Aleixo, na zona leste, e na Fundação Alfredo da Matta (Fuam), na Cachoeirinha, zona sul, no CTA do Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, na Compensa, zona oeste; e na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), zona centro-oeste.

Na atenção básica, os testes são realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital e interior.

FOTOS: Divulgação/SES-AM

Publicidade

Leia mais

20 mil pessoas devem deixar Manaus no feriado prolongado, diz Arsepam

elayne

Emendas impositivas da vereadora Mirtes Salles beneficiam saúde, educação, cultura, esporte e lazer

elayne

CIF fiscaliza 15 estabelecimentos de venda de fogos de artifícios

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais