As feiras itinerantes têm o objetivo de utilizar lugares estratégicos para expor as mercadorias dos artesãos
Manaus (AM)- Mais uma edição da Feira de Artesanato Itinerante movimentou o complexo turístico da Ponta Negra, zona Oeste. Com o intuito de gerar renda e empreendedorismo na cidade, a exposição ocorreu de 3 a 7 de agosto, beneficiando 33 artesãos.
Atualmente, conforme dados do Departamento de Economia Solidária e Criativa (Desc) da Semtepi, aproximadamente 1.500 artesãos estão cadastrados na pasta. Segundo o diretor do Desc, Sidnei Nunes Magalhães, a expectativa é de maior desempenho possível para gerar mais oportunidades aos empreendedores de artesanato da cidade.
“Realizamos neste final de semana uma exposição de artesanato no calçadão da praia da Ponta Negra. Na ocasião, tivemos a participação de trinta expositores e foi um sucesso de público, porque tinha muita gente, proporcionando uma movimentação satisfatória aos artesãos. Essa também foi uma oportunidade de divulgarem seus trabalhos e mostrarem os seus artesanatos, além do faturamento excelente para eles. Então, concluímos que a feira teve uma enorme aprovação por parte da população e dos participantes”, explicou o diretor.
A feira contou com 15 barracas, composta por dois empreendedores cada, e contribuiu para que artesãos tivessem espaço para expor e divulgar os produtos confeccionados à mão, cosméticos, artigos domésticos, bijuterias e acessórios, roupas, brinquedos de pano, guloseimas, entre outros.
Para a expositora Jamily Silva, a iniciativa foi essencial para o melhor desempenho de suas vendas de joias confeccionadas à mão, além dos artigos de pano.
“Eu quero agradecer o trabalho da Prefeitura de Manaus, por meio da Semtepi, que tem dado muita oportunidade para os artesãos. A grande movimentação na Ponta Negra nos ajudou bastante a divulgar nossos produtos, e isso é muito bom também para outras pessoas conhecerem as ações da prefeitura e da secretaria”, afirmou Jamily.
Estratégia
As feiras itinerantes têm o objetivo de utilizar lugares estratégicos para expor as mercadorias dos artesãos, além de oferecer espaço e estrutura para a exposição e venda dos produtos, promovendo capacitação empreendedora, como forma de reforçar a renda de várias famílias em Manaus.
*com informações da assessoria
Fotos – Divulgação / Semtepi