Conexão Amazônica
CIDADES

População agora tem canal exclusivo na Visa Manaus para tirar dúvidas sobre o coronavírus e denunciar

Publicidade

A Prefeitura de Manaus ampliou os canais de atendimento ao público e criou um e-mail exclusivo da Vigilância Sanitária municipal (Visa Manaus) para esclarecer dúvidas e receber denúncias sobre irregularidades sanitárias com impacto no enfrentamento do novo coronavírus, causador da Covid-19. O canal, visamanaus.covid19@gmail.com, já está operando e as demandas serão analisadas e respondidas por fiscais de saúde.

Além do e-mail exclusivo, a prefeitura também colocou à disposição dois números de telefone (98842-7422 e 98842-8698) da Visa Manaus, para acolher denúncias e dar informações relativas à vigilância sanitária em ambientes e condutas com risco de transmissão do vírus.

Publicidade

A diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, disse que a medida foi necessária para evitar sobrecarga de demanda na Ouvidoria do órgão, que continua funcionando normalmente, para atendimento das denúncias e pedidos gerais de orientação. “Foi preciso organizar os fluxos de trabalho para dar conta dos desafios trazidos pela pandemia e ainda manter os processos de rotina prioritários, como nos determinou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto”, disse.

Maria do Carmo orienta que os canais exclusivos para assuntos relacionados ao coronavírus sejam usados quando, por exemplo, a população identificar que medidas sanitárias de prevenção ao vírus não estão sendo adotadas pelos estabelecimentos comerciais ou que não estão sendo seguidas no ambiente de trabalho.

Além disso, segundo a diretora, podem ser comunicadas suspeitas de venda irregular de álcool em gel, venda do medicamento hidroxicloroquina sem receita médica nas drogarias, uso inadequado de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como máscaras e luvas, e qualquer situação contrária às orientações sanitárias estabelecidas pelos órgãos oficiais de saúde.

Funcionamento

O atendimento telefônico de demandas relativas ao coronavírus teve início na última quarta-feira, 25/3 e, em média, cada número tem recebido dez ligações por turno.

A assessora técnica da Visa, fiscal Nádia Soares, explica que algumas demandas são respondidas de imediato, como os pedidos de orientação. As demais, após acolhimento e registro, são encaminhadas para a equipe interna de planejamento das ações de enfrentamento à Covid-19 e depois distribuídas entre os fiscais plantonistas. “Os e-mails seguirão a mesma lógica e com isso esperamos dar respostas rápidas como a situação exige”, ressalta a fiscal.

Nádia Soares destaca que a Visa Manaus também alterou a rotina de atendimento presencial ao setor regulado e, desde o dia 20/3, a ida dos interessados à sede do órgão está sendo feita com agendamento prévio, para evitar aglomerações.

Os que precisarem ser atendidos no protocolo do órgão ou no Plantão Fiscal devem encaminhar um e-mail (protocolo.visa@pmm.am.gov.br ou protocolo.visamanaus@gmail.com) ou ligar para os telefones 98842-8338 e 98842-8517, e agendar o dia e a hora do atendimento.

Dúvidas ou denúncias sobre irregularidades sanitárias não relacionadas ao coronavírus devem continuar a ser encaminhadas para a Ouvidoria da Visa, por meio do visamanaus.ouvidoria@gmail.com ou do 98842-8481.

Texto – Andréa Arruda/Visa Manaus/Semsa

Publicidade

Leia mais

Sistema de abastecimento do São Jorge passa por serviço de manutenção nesta quinta-feira (21)

Daly Ruiz

Prefeitura realiza pesquisa de trânsito no Tarumã para melhorias

elayne

Prefeitura de Manaus intensifica demolição dos antigos boxes na feira do Coroado

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais