Conexão Amazônica
GERAL

Portugal suspende estado de emergência por covid-19 na sexta-feira

A woman wearing a face mask and a face shield protects herself from the rain with an umbrella during the coronavirus disease (COVID-19) outbreak, in downtown Lisbon, Portugal November 6, 2020. REUTERS/Rafael Marchante
Publicidade

País registra queda brusca do número de infecções

O estado de emergência decretado em Portugal no maior nível de alerta por causa do novo coronavírus termina sexta-feira (30), anunciou o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, em meio a uma queda brusca do número de infecções e preparativos para afrouxar um rígido lockdown imposto há mais de três meses.

Declarado em meados de janeiro para combater o que era então a pior alta do planeta em número de infecções, o estado de emergência permite que o governo imponha medidas duras para suspender direitos e liberdades da população. 

“Sem o estado de emergência, é necessário manter ou adotar todas as medidas essenciais para evitar retrocessos”, disse o presidente, em pronunciamento transmitido pelo rádio e a televisão nessa nesta terça-feira(27). “Se for necessário, eu não hesitarei em declarar novo estado de emergência”, acrescentou.

Portugal fará a transição para o estado de “calamidade”, que permite que o governo imponha algumas medidas para reduzir o risco de contágio, mas as regras que podem ser decretadas são mais limitadas e precisam ser justificadas. 

Portugal, que tem mais de 10 milhões de habitantes, registrou um total de 16.970 mortes pela covid-19. O número total de casos da doença é de 834.991, 353 a mais do que notificado um dia antes. 

Na última segunda-feira (26), o país não registrou nenhuma morte relacionada ao novo coronavírus pela primeira vez desde agosto.

Fonte: Reuters

Publicidade

Leia mais

Prefeito David Almeida acompanha ação de limpeza de igarapé e salienta necessidade de preservar as riquezas naturais da cidade

elayne

AM participa de debate nacional sobre atuação dos servidores no Ministério Público; precarização do trabalho foi um dos temas

elayne

Prefeitura registra alta de 34% em obstrução de calçadas nos primeiros oito meses de 2022

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais