Conexão Amazônica
ECONOMIA

Potencial econômico de Manaus atrai empresas de transporte

Publicidade

O Grupo Allog, por exemplo, acaba de abrir unidade em Manaus (AM)

Manaus (AM) – O potencial econômico do Amazonas tem chamado atenção de empresas com experiência no mercado de transporte internacional de cargas. O Grupo Allog, por exemplo, acaba de abrir unidade em Manaus (AM) como parte da estratégia de expansão no Norte do Brasil. A unidade prevê a contratação de dez colaboradores para a administração e logística da empresa na capital.

Publicidade

Para Priscila Lacerda Barreto, head da unidade Allog no Estado, o potencial da economia local, que abrange cerca de 600 indústrias localizadas na Zona Franca de Manaus, mostra a dimensão das oportunidades de negócios na região. “Atualmente, movimentamos cargas na importação de partes e peças e insumos para empresas dos ramos de bebidas, eletroeletrônicos e motocicletas. Trata-se de um mercado em constante expansão, com grande volume de importação e ampliação do espaço para a exportação”, destaca Priscila.

Mercado promissor

A balança comercial do Amazonas é concentrada, principalmente, na operação de importação e tem a China como principal origem dos produtos – o país asiático responde por cerca de 45% das importações para as indústrias que fazem parte do Polo Industrial de Manaus.

Priscila observa, no entanto, um crescimento significativo das exportações (26%) em relação a janeiro de 2020, motivado, principalmente, por produtos como alimentos e bebidas, madeiras e motocicletas para países como Colômbia, Venezuela, Bolívia, Argentina, Estados Unidos e Alemanha.

Os principais produtos importados que aparecem no levantamento da Balança Comercial do Amazonas são partes e peças destinadas aos aparelhos transmissores, processadores e controladores, ou seja, componentes eletrônicos com a finalidade de abastecer as principais fábricas da Zona Franca de Manaus como TVs, celulares, aparelhos de som e de vídeo, aparelhos de ar-condicionado e microcomputadores.

Operador Econômico Autorizado

O status de Operador Econômico Autorizado (OEA) concedido pela Receita Federal é uma das certificações atestadas ao Grupo Allog no mercado logístico internacional. Isso significa que a empresa está em conformidade com as exigências do mercado no que tange à segurança e celeridade das operações logísticas junto aos órgãos reguladores e fiscalizadores do Comércio Exterior.

A unidade de Manaus faz parte do Grupo Allog, que desde 2012 mantém também a certificação ISO 9001, um reconhecimento por atender a um modelo na gestão da qualidade em seus processos.

fonte: Em Tempo* 

Publicidade

Leia mais

Banco Inter é o pior no ranking do BC devido a problemas com segurança

elayne

Um de cada 10 passageiros teve voo atrasado ou cancelado em 2021

elayne

Caixa abre 770 agências hoje das 8h até 12h

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais