Conexão Amazônica
DESTAQUEEDUCAÇÃO

Prazo de inscrições do Enamed termina nesta quarta-feira

Médicos chegam ao local de prova para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020, em Brasília.
Publicidade

Prova é obrigatória para formando em medicina inscrito no Enade

O prazo de inscrições no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) termina às 23h59 desta quarta-feira (30), no horário de Brasília. A inscrição deve ser feita, exclusivamente, pelo Sistema Enamed, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O prazo também vale para solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social para pessoas trans.

O Enamed substitui o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para avaliar os cursos de medicina e, a partir de 2025, será aplicado anualmente.

A iniciativa do Ministério da (MEC) é conduzida pelo Inep, em colaboração com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e tem o objetivo de melhorar a formação médica no Brasil.

Quem fará o exame

O Enamed é obrigatório para estudantes concluintes de medicina no Brasil, sendo requisito para a colação de grau. O estudante deve estar habilitado como formando da graduação em medicina e inscrito no Enade 2025, pelo coordenador do curso na instituição de ensino onde estuda.

Para médicos já formados, a participação é opcional e restrita aos que desejarem concorrer a programas de residência médica de acesso direto pelo Exame Nacional de Residência (Enare).

Cronograma

De acordo com edital de retificação, o Enamed 2025 cumprirá o seguinte cronograma:

  • Inscrição: 7 a 30 de julho;
  • Solicitação de tratamento pelo nome social e atendimento especializado: 7 a 30 de julho;
  • Resultado das solicitações: 11 de agosto;
  • Recurso: 11 a 15 de agosto;
  • Resultado do recurso: 20 de agosto;
  • Preenchimento do questionário do estudante: 18 de agosto a 18 de outubro;
  • Aplicação das provas: 19 de outubro.

Provas

As provas serão aplicadas no dia 19 de outubro. Serão cobrados os conteúdos, habilidades e competências das seguintes áreas: clínica médica; cirurgia; ginecologia e obstetrícia; pediatria; medicina da família e comunidade; saúde coletiva e saúde mental.

A avaliação será baseada nos critérios definidos para o Enade, observados os currículos, normas e as legislações de regulamentação do exercício da profissão de médico no Brasil.

O exame terá 100 questões objetivas, de múltipla escolha, com a mesma quantidade para cada uma das áreas da medicina abordadas. Os estudantes concluintes do curso de medicina inscritos no Enade também deverão responder obrigatoriamente a um questionário.

Enare

O Exame Nacional de Residência (Enare) é um processo seletivo unificado nacional para ingresso em programas de residência médica e de residência multiprofissional e na área profissional da saúde.

As regras do Enare 2025 foram publicadas pelo MEC, em portaria.

Nesta edição, serão ofertadas 11.388 vagas de residência médica, uniprofissional e multiprofissional, em 237 instituições participantes.

O total de vagas representa aproximadamente 28% a mais do que o número oferecido na última edição.

Foto: Reprodução
Publicidade

Leia mais

Atleta passa mal e Bélgica desiste da disputa do triatlo misto

elayne

Cometa que passará perto da Terra poderá ser visto no Brasil

elayne

Casamento, divórcio e união estável: saiba quais as diferenças para proteger seus direitos

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais