Conexão Amazônica
ECONOMIA

Prazo para aderir ao Simples deve ser prorrogado para 31 de março

Publicidade

Segundo o deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), já há acordo para dar tempo de renegociar dívidas e evitar exclusão

O Ministério da Economia deve prorrogar o prazo de adesão ao Simples Nacional 2022 para o dia 31 de março, segundo o deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), envolvido na negociação. O Comitê Gestor do Simples Nacional ainda vai se reunir para deliberar, mas o entendimento da necessidade da prorrogação já foi formado, de acordo com o parlamentar. Até a medida ser anunciada, no entanto, continua válido o prazo final de adesão de 31 de janeiro. 

A prorrogação do prazo é uma demanda do setor para evitar a exclusão das empresas endividadas que ainda não aderiram ao parcelamento proposto pelo governo, anunciado nesta terça-feira (11). Empresas com dívidas não negociadas são excluídas do regime especial de tributação e podem, com isso, acabar fechando as portas. 

Após o veto do presidente Bolsonaro ao Refis do Simples, aprovado no fim do ano passado pelo Congresso, o governo anunciou nesta terça-feira um programa de parcelamento de dívidas das empresas do Simples Nacional, incluindo MEIs (microempreendedores individuais), que prevê parcelamentos e descontos. No total, segundo a Economia, 1,8 milhão de empresas do Simples Nacional estão endividadas — a soma das dívidas é R$ 137,2 bilhões.

O deputado Marco Bertaiolli, relator do Refis do Simples na Câmara e coordenador da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, disse que a iniciativa é boa, mas insuficiente. Em razão disso, ele pretende trabalhar para a derrubada do veto na volta dos trabalhos legislativos, em fevereiro.

“As medidas são importantes e boas e a PGFN [Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional] fez um bom trabalho. Mas é diferente do Refis por não ser universal e tratar cada contribuinte de forma individual. Continuamos trabalhando pelo Refis e pela derrubada do veto. O Comitê Gestor do Simples vai se reunir em janeiro para postergar o prazo de adesão ao Simples, que será prorrogado para o dia 31 de março. Esse é o prazo para derrubarmos o veto, e as empresas vão poder aderir ao parcelamento e ao Simples de 2022”, disse ao R7 Planalto

Publicidade

Leia mais

Presidente sanciona lei que retira entrave para acordo da Lei Kandir

elayne

Região Norte tem maior queda no PIB do terceiro trimestre de 2023, segundo 4intelligence

elayne

Prefeitura tem incremento de 129% na arrecadação do licenciamento urbano em agosto

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais