Conexão Amazônica
GERAL

Preço de passagem aérea, gasolina e etanol deve cair em Brasília

Publicidade

Dado é do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, a prévia da inflação oficial, divulgado pelo IBGE

O brasiliense deve observar uma redução de preço de itens que envolvem transporte neste início de ano, como passagens aéreas, gasolina e etanol. A estimativa é do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a prévia da inflação oficial, divulgado nesta quarta-feira (26) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O indicativo avaliou 11 regiões metropolitanas/municípios. Brasília apresentou uma prévia da inflação de 0,19% em janeiro, a menor previsão entre todas as regiões pesquisadas. Os preços foram coletados entre 14 de dezembro e 13 de janeiro de 2022, e comparados com os valores vigentes de 13 de novembro a 13 de dezembro de 2021.

Os destaques entre as quedas de preço para o mês são do grupo de transportes, com previsão de 1,37%. Essa taxa negativa de inflação de transportes não acontecia em Brasília desde maio de 2021. “As maiores quedas vieram de passagem aérea (-14,37%), gasolina (-4,89%) e etanol (-4,79%)”, divulgou o IBGE. Outro grupo com queda de IPCA foi o de vestuário.

Pelo lado das altas de preço estão sete grupos de produtos e serviços, entre os nove pesquisados. As maiores variações mensais são dos grupos: alimentação e bebidas, habitação e artigos de residência. Entre os itens, destacam-se pelo aumento banana-prata (32,33%), cenoura (17,52%), cebola (11,96%) e café moído (8,09%).

Publicidade

Leia mais

Prefeitura tem alta de 267% em ações de fiscalização de obras no trimestre de 2022

Elaine Marques

David Almeida quer multar quem fizer buracos nas ruas que forem recapeadas em Manaus

Elaine Marques

1º lugar de premiação nacional é concedido para a Manaus Previdência

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais