Prefeito Arthur Virgílio Neto inaugura Casarão da Inovação Cassina no Centro Histórico de Manaus

Inaugurado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, nesta quarta-feira (18), no Centro histórico de Manaus, em frente à praça Dom Pedro II, o Casarão de Inovação Cassina promete fomentar e desenvolver a inovação no Amazonas. Esse é o primeiro centro de empreendedorismo e inovação da região Norte.

O espaço foi totalmente revitalizado mas manteve toda originalidade de fachada. O casarão é considerado um marco na criação do Polo Digital de Manaus e oferecerá capacitações empreendedoras, oficinas na área da Indústria 4.0 e servirá de apoio para startups que buscam se desenvolver no estado. 

“Manaus está dando um grande salto em direção à economia 4.0. Há também um valor sentimental, histórico e simbólico de estarmos aqui abrindo um espaço para criações e para a tecnologia, onde era o templo dos barões da borracha”, disse o prefeito, ao abrir as portas do casarão.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas a Superintendente do Ipham Karla Bitar que discursou para os convidados.” Esse é um momento muito especial, trata-se da entrega de uma obra muito simblólica para a cidade, tem um simbolismo relevante e estava há mais de três decadas abandonada”, ressaltou a superintendente.

Hotel Cassina 

Até meados de 2019, o prédio do Casarão de Inovação Cassina encontrava-se nem nenhuma atividade, com a fachada totalmente fechada para evitar vandalismo, e a parte interna tomada por vegetação. Em setembro de 2019, a prefeitura iniciou o processo de restauração, com a limpeza no interior do antigo hotel Cassina. 

O local, localizado na esquina das ruas Bernardo Ramos e Governador Vitório, foi construído em 1899 e recebeu o nome em homenagem ao proprietário, Andrea Cassina, um comerciante italiano que atuava com extrativismo da borracha. 

O Hotel Cassina foi o primeiro estabelecimento de hospedagem de 1ª classe em Manaus, recebendo importantes figuras políticas, comerciantes e classes privilegiadas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *