O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, nesta segunda-feira (26), a implementação de uma base de assistência às famílias ribeirinhas, para o enfrentamento da seca deste ano na comunidade Nossa Senhora do Livramento, no Tarumã-Mirim, rio Negro.
Em visita ao local nesta manhã, o prefeito apontou cerca de 40 comunidades a serem atendidas.
“Aqui na comunidade do Livramento vai ser a base do Tarumã-Mirim, onde temos 14 comunidades, faremos também a base do rio Cuieiras, onde temos mais 26, então se juntarmos essas comunidades, nós temos 40 comunidades que serão atendidas nesse colo”, detalhou o prefeito.
Durante as ações de assistência, serão utilizados triciclos e quadriciclos para a distribuição de água, alimentos e também kits de higiene para os moradores. Além disso, serão instaladas bombas de captação de água com filtro e tanques para armazenamento de água, que poderão filtrar até 10 mil litros de água por dia, abastecendo as pequenas comunidades.
“Com a falta de água, as pessoas ficam isoladas, então como nós temos na Guarda Municipal os quadriciclos, eles vão atender essas demandas para que a gente possa, além de levar a alimentação, fazer essa distribuição de todos os mantimentos necessários”, explicou o prefeito.
Equipamentos
A comunidade Nossa Senhora do Livramento também conta com equipamentos de educação e saúde que servirão como suporte das ações de atendimento aos moradores.
A Unidade de Saúde da Família Rural (USFR) Nossa Senhora do Livramento, ampliada pela Prefeitura de Manaus e a escola municipal São José 1 vão servir de postos de atendimento para as comunidades de Livramento, Agrovila, Julião, Colônia Central, Tupé e grupos das etnias Cipiá, Tikuna, Tatuyos, Tuyukas e Dessanas, que moram naquela região.
Foto: Reprodução