Conexão Amazônica
AMAZONASDESTAQUE

Prefeito David Almeida recebe cônsules e embaixador no Centro de Cooperação da Cidade e fortalece laços internacionais

Publicidade

O prefeito de Manaus, David Almeida, recebeu, nesta quinta-feira, 10/4, no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), na zona Centro-Sul, a visita de representantes diplomáticos de três nações: o cônsul-geral do Japão em Manaus, Yuichi Miyagawa, o cônsul de Portugal, Antônio Humberto de Matos Figueiredo, e o embaixador da Itália, Alessandro Cortese. A agenda, articulada em parceria com a 24ª Comissão de Turismo e Relações Internacionais da Câmara Municipal de Manaus (CMM), teve como objetivo ampliar o diálogo institucional e estreitar relações de cooperação entre a capital amazonense e os respectivos países.

Durante os encontros, foram debatidos temas estratégicos como intercâmbio tecnológico, parcerias nas áreas de saúde e educação, fortalecimento de laços culturais e iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável. O prefeito destacou a importância do momento para a cidade e o interesse mútuo em ampliar o diálogo com as nações amigas.

“A visita dos representantes diplomáticos demonstra o respeito e o interesse que Manaus desperta no cenário internacional. Estamos abertos à troca de experiências, investimentos e cooperação técnica que beneficiem diretamente nossa população”, afirmou Almeida.

O presidente da 24ª Comissão de Turismo e Relações Internacionais da CMM, vereador João Carlos, que acompanhou toda a agenda, enfatizou o caráter estratégico das reuniões e os avanços obtidos nas conversas.

“São diálogos que dizem respeito ao progresso e ao avanço da nossa cidade. Países como Japão, Portugal e Itália possuem experiências consolidadas em áreas como saúde, educação e tecnologia. Nosso papel é aproximar esses conhecimentos da nossa realidade, trazendo soluções e oportunidades para Manaus”, pontuou o vereador.

Entre os temas em destaque, o chefe do Executivo municipal ressaltou o pedido recebido para consolidar a tradicional colônia japonesa da cidade em um futuro “Bairro Japonês”, valorizando a cultura e a contribuição histórica da comunidade nipônica. “Temos mais de 40 empresas japonesas atuando na Zona Franca e mais de 35 mil descendentes japoneses em Manaus. Isso representa um elo forte que pode ser ainda mais explorado. Isso será avaliado”, ressaltou o prefeito.

Na ocasião, o embaixador da Itália, Alessandro Cortese, elogiou a recepção e demonstrou entusiasmo com as possibilidades de cooperação, tendo em vista que a comunidade italiana residente em Manaus, está estimada em mais de mil cidadãos.

“Esta é minha primeira visita oficial a Manaus, e fico muito feliz em ser recebido pelo prefeito David Almeida. Também fiquei muito impressionado com a obra suntuosa que ele está fazendo próxima ao Encontro das Águas. A cidade tem um potencial enorme para o desenvolvimento de parcerias em diversas áreas, como o turismo ecológico, por exemplo”, declarou.

De acordo com o prefeito, as visitas diplomáticas reforçam o papel estratégico de Manaus como protagonista na agenda internacional da Amazônia, sobretudo para atrair investimentos, projetar internacionalmente a cidade e fortalecer relações bilaterais com outros países.

“Para além dos ganhos práticos, essas visitas valorizam institucionalmente a Prefeitura de Manaus e reforçam o protagonismo da capital amazônica no cenário global”, finalizou.

Texto – Emanuelle Baires/Semcom

Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom

Publicidade

Leia mais

Durango Duarte poderá perder o ‘Título de Cidadão do Amazonas’ após fazer deboche da Aleam

elayne

“Vira Mês” traz Uendel Pinheiro para show gratuito no Shopping Grande Circular

elayne

Escola municipal da zona rural realiza ‘Dia da Matemática’

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais