Diante da onda de ataques realizadas em diversas zonas da capital amazonense por uma facção criminosa, o Prefeito David Almeida durante coletiva solcitou o apoio do Exército no combate aos caos instalado na cidade.
Segundo Davis seria importante invocar a interveção da (Garantia da Lei e da Ordem) junto ao governo federal para enfrentar as organizações criminosas
A GLO no ordenamento jurídico do Brasil é uma operação prevista na Constituição Federal realizada exclusivamente por ordem do presidente da República, da qual autoriza o uso das Forças Armadas.
“Pela tarde, conversei com o comandante militar da Amazônia, falei com o governador Wilson Lima, alertava pra ele que, se estão fazendo isso à luz do dia, o que pode vir durante a noite pode ser muito pior. Delegacias já estão sendo atacadas, e, é invocar a GLO. Está mais do que na hora de o Exército entrar nas ruas. Não se pode deixar que os marginais tomem conta”, falou o prefeito.
David Almeida também pediu o apoio da sociedade para que denunciem os criminoso para as autoridades policiais. O prefeito informou que a irá armar a guarda municipal de Manaus. “Eu estou aqui com o Dr. Sérgio Fontes que vai ser o secretário de defesa social, vamos armar a nossa guarda municipal, só não armamos ainda por causa de alguns decretos que impedem a criação de novas estruturas, eu vou encontrar o caminho necessário”, declarou.
Prefeito David Almeida solicita a presença do Exército nas ruas de Manaus
Originally tweeted by Conexão Amazônica (@portalconexaoam) on 7 de June de 2021.
Em respostas ao pedido feito pelo prefeito a assessoria do Comando Militar da Amazônia informa que a ordem deve partir da Presidência da República a pedido dos governadores e presidentes dos demais Poderes constitucionais, mas até o exato momento não foi notificado.
NOTA COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA
Sobre os questionamentos solicitando a presença das Forças Armadas nas ruas para atuar contra os atos de vandalismo que ocorreram neste domingo (06 de junho de 2021), este Comando Militar de Área esclarece que:
A Garantia da Lei e da Ordem (GLO) é regulada pela Constituição Federal, em seu artigo 142; pelas Leis Complementares 97, 117 e 139; e pelo Decreto 3897, de 2001. As operações de GLO concedem provisoriamente aos militares a faculdade de atuar com poder de polícia até o restabelecimento da normalidade.
Nessas ações, as Forças Armadas agem de forma episódica, em área restrita e por tempo limitado, com o objetivo de preservar a ordem pública, a integridade da população e garantir o funcionamento regular das instituições.
As missões de GLO são realizadas exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República, nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem. Assim, a decisão sobre o emprego excepcional das tropas é feita pela Presidência da República, por motivação ou não dos governadores ou dos presidentes dos demais Poderes constitucionais.
Até o presente momento, o Comando Militar da Amazônia (CMA) não foi notificado oficialmente para atuar na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no estado do Amazonas.
Atenciosamente,
COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA
EXÉRCITO BRASILEIRO
“A força do povo brasileiro defendendo a Amazônia”