Conexão Amazônica
CIDADES

Prefeito de Manaus lança matriz de ações para reabilitação do Centro da capital

Publicidade

Em mais uma ação integrada e de gestão compartilhada, o prefeito de Manaus, David Almeida, lançou nesta terça-feira, 12/12, no Casarão da Inovação Cassina, na rua Bernardo Ramos, um dos mais amplos planos de ação para o centro histórico da capital, com matriz de responsabilidades para dez secretarias e institutos municipais.

O plano reforça o programa “Nosso Centro”, que colocou Manaus entre as sete capitais do Brasil que estão apostando na reabilitação dos seus centros históricos, melhorando a qualidade de vida da população; ampliando a infraestrutura, serviços, intervenções e planejamento urbano; e fazendo obras com geração de emprego e renda na capital.

Publicidade

“Temos executado muitas ações aqui no centro da cidade e agora anunciamos mais 24 ações. Algumas já estão acontecendo no centro de Manaus, para que a gente possa dinamizar o dia a dia, melhorar as condições aqui da Cidade de Manaus, em função de tudo aquilo que a gente tem trabalhado. Para vocês terem uma ideia, bem próximo aqui da gente, nós estamos com quatro obras. Primeiro, é o Largo, da Ilha de São Vicente, Casarão, Tiago de Mello, o Mirante, Lúcia Almeida e o Pier Turístico do Centro de Manaus”, destacou David.

O prefeito falou, ainda, que o objetivo é mostrar a forma integrada como a gestão trabalha. “Dentre essas 24 ações, queremos mostrar que a prefeitura está presente também no centro da cidade de Manaus, trazendo o novo mobiliário urbano da nossa cidade, uma nova sinalização visual, a padronização turística. Tudo isso, vai ser parte desse nosso programa integrado de ações da prefeitura no centro de Manaus”, disse o chefe do executivo.

Com o plano e a matriz, a prefeitura vai promover soluções urbanísticas, operações para fomento a negócios, e melhorias de infraestrutura, com mais de 20 ações coordenadas e integradas em uma grande força-tarefa municipal dentro do “Nosso Centro”, que já tem três obras em andamento no território central – mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello e largo de São Vicente.

As ações envolvem diretamente dez secretarias, com coordenação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). As pastas envolvidas são de Infraestrutura (Seminf); Segurança Pública e Defesa Social (Semseg); Comunicação (Semcom); Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); Limpeza Pública (Semulsp); Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi); Fundação Manaus Solidária (FMS); Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult); e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

“É um programa bastante amplo, que envolve 24 ações. O prefeito Davi Almeida tem como uma das metas principais de investir numa nova dinâmica para o centro da cidade de Manaus, por entender que esta é uma área fundamental para a economia da cidade, tanto turística como arquitetônica, histórica, econômica e social” enfatizou Carlos Valente, diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Entre as ações estão serviços e obras como recuperação de calçadas e recapeamento asfáltico em mais de 18 ruas e avenidas; sinalização viária e turística, desde hotéis a pontos turísticos; novos abrigos de ponto de ônibus; projeto e construção de banheiros públicos; padronização e identificação, com crachás, de vendedores informais; e melhoria na coleta de resíduos.

Também estão previstos patrulhamento ostensivo; projetos Feira Criativa e Memorial Basa; e as inaugurações das primeiras obras do “Nosso Centro”, com as devidas operações de funcionamento do mirante, casarão e largo.

‘Nosso Centro’

O programa “Nosso Centro” está realizando reformas e recuperação de imóveis abandonados ou sem uso, criando novas áreas públicas de qualidade na cidade, como as que já estão em obras com o mirante Lúcia Almeida, largo de São Vicente e o casarão Thiago de Mello.

Com uma série de intervenções desenhadas para quatro etapas, o programa é desenvolvido pelo Implurb, tendo três eixos focais: “Mais Vida”, “Mais Negócios” e “Mais História”.

Nos eixos, ações para melhoria da governança, incentivos fiscais, inovação, habitação de interesse social e investimentos públicos, envolvendo ainda a promoção de eventos culturais, reformas e a ampliação da segurança.

Ainda fazem parte das ações a criação de incentivos fiscais, tratamentos diferenciados e toda uma vida à região com operações de gastronomia, turismo, cultura, contemplação e de habitação de interesse social.

O programa tem suporte da Comissão Técnica para Implementação e Revitalização do Centro Histórico de Manaus, criada pelo Decreto Municipal nº 5.034/2021.

A primeira etapa já será entregue usando recursos próprios da Prefeitura de Manaus. A segunda fase está em desenvolvimento de projetos, que também foram apresentados ao governo federal, para inscrição junto ao Novo PAC.

Foto: Clóvis Miranda/Ruan Souza/SEMCOM


Publicidade

Leia mais

Nova Feira da ADS em Itapiranga fomenta economia de produtores rurais do município

elayne

Implantação de sinalização viária na cidade avança

elayne

Wilson Lima tenta agilizar liberação de financiamento para reassentar famílias de áreas de risco

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais