Conexão Amazônica
SAÚDE

Prefeito garante recursos do Ministério da Saúde para Manaus

Publicidade

O prefeito de Manaus, David Almeida, esteve reunido nesta terça-feira, 4/5, com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Brasília, para solicitar apoio técnico e financeiro ao município na gestão da pandemia da Covid-19. Mesmo em meio às dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, que marcaram os primeiros 100 dias da nova gestão, a Prefeitura de Manaus realizou diagnóstico completo da rede assistencial instalada na cidade, para apresentar ao Ministério da Saúde. O valor total estimado para atender as prioridades da capital amazonense, entre 2021 e 2024 é da ordem de R$ 344,2 milhões.

De acordo com a secretária interina da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Aline Rosa Martins Freire Costa, há Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com problemas de infraestrutura e necessidade de ampliar serviços sobrecarregados no pós-Covid, para oferecer atendimentos em tempo oportuno e com qualidade para a população.

Entre as necessidades de Manaus estão principalmente ações da Atenção Básica, como reforma de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EASs), construção de UBSs, farmácias distritais, construção e aquisição de equipamentos do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) de Manaus.

“Manaus precisa e vai dar a volta por cima. Foram muitos anos de descaso com a população”, declara o prefeito David Almeida.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantiu apoio à rede de Atenção Básica de Manaus e reforçou a necessidade de aumentar a quantidade de leitos em todo o Estado, diminuindo assim o número de pacientes que se deslocam à capital, buscando atendimento médico.

“Manaus pode contar com o apoio do Ministério da Saúde para fortalecer a Atenção Básica em Saúde, como sempre contou durante toda a pandemia. Nossa equipe técnica está preparada para dar toda assistência ao município”, afirmou.

Segundo o ministro, este é um trabalho que vem sendo discutido há aproximadamente três meses pela Prefeitura de Manaus, em conjunto com o corpo técnico do Ministério da Saúde. “O inimigo do Brasil é um só: o vírus”, pontuou.

— — —

Texto – Divulgação / Semcom

Fotos – Carolina Antunes

Publicidade

Leia mais

Botucatu, no interior paulista, deve abrigar Centro de Biofármacos

elayne

David Almeida anuncia vacinação contra a Covid-19 para pessoas a partir de 24 anos

elayne

Cema tem reforçado seus estoques para manter as unidades de Saúde do Estado abastecidas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais