Conexão Amazônica
CIDADES

Prefeito inaugura sede definitiva da Escola de Saúde Pública

Publicidade

A Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap) já contribuiu com 20% dos indicadores de Atenção Básica de Saúde da rede pública de Manaus. Criada há dois anos, a escola ganhou, nesta segunda-feira, 14/12, a sua sede definitiva, inaugurada pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da cidade. Ele esteve acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, e do secretário Municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

A decisão de implantar a Esap, em junho de 2018, foi uma reorientação das políticas de gestão e educação na saúde, com a responsabilidade social de suprir as demandas da população por uma atenção básica integral e de qualidade. “A inauguração da escola foi um momento histórico e um marco na luta para se ter 100% de cobertura na atenção básica de Saúde. Com o que estamos inaugurando e com o que já está funcionando, temos uma cobertura de quase 65% da atenção básica, fora a rede particular com seus quase 30%”, afirmou Arthur Neto.

Publicidade

O prefeito lembrou, ainda, que a implantação da Escola veio a partir de uma experiência positiva que estava sendo desenvolvida em Palmas (TO) e que, a partir daí, foi feito o desenho legal e institucional, com a aprovação da Lei 2.320/2020, escolha da sede provisória e feitas as parcerias para colocar o projeto em prática.

“Demos passos gigantescos, priorizando as ações voltadas à atenção primária, oferecendo residência médica em saúde, especializações, projetos de extensão e aperfeiçoamento de profissionais, com a obrigatoriedade de atividades práticas na rede de saúde do município. Dois anos e meio depois, o extraordinário sucesso da Escola de Saúde mostra que nossa decisão foi correta”, comentou.

Em agosto deste ano, a cobertura de atenção básica em Manaus atingiu o histórico índice de 64,09%, o maior desde que os indicadores foram construídos no Brasil. Também em agosto de 2020, a Esap/Manaus alcançou o número de 315 bolsistas, entre alunos, docentes e coordenadores, inseridos no serviço em equipes de saúde, contribuindo com 20% do indicador obtido, com impacto tanto na ampliação do acesso quanto na qualidade do serviço prestado.

A inserção de profissionais em formação no serviço, a residência médica, a pesquisa e trabalhos de extensão são hoje realidades permanentes na saúde municipal, com um crescente na qualidade na formação de Médicos de Família e Comunidade.

Segundo o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi, essa é mais uma grande obra que o prefeito entrega para qualificar a saúde pública. “Nossa escola tem pouco mais de dois anos e já trouxe resultados significativos. É uma política efetiva que veio ampliar a cobertura da atenção básica. Hoje, temos 327 bolsistas e é muita satisfação a realização desse sonho”, afirmou. “O prefeito Arthur Neto entrega um viés de crescimento muito grande na saúde pública”, concluiu.

O objetivo da Esap, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), é promover a formação e qualificação dos profissionais da saúde, a partir das necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e com foco na atenção primária. A nova sede irá proporcionar a esses profissionais a comodidade necessária, para que possam estar aptos a contribuir com a saúde pública do município de Manaus.

Para essa qualificação, a Esap oferece residência em Medicina de Família e Comunidade, especialização na área da saúde pública, projetos de extensão, aperfeiçoamentos e cursos livres para profissionais com e sem vínculo com a Semsa.

Guia do usuário

Durante a cerimônia de inauguração, a Prefeitura de Manaus começou a distribuir o Guia do Usuário do SUS/Manaus, elaborado pela Semsa e que faz cumprir o artigo 5º do inciso XIV da Constituição Federal de 1988, que assegura a todos o direito de acesso à informação. A iniciativa é pioneira no município e o conteúdo foi organizado e construído a partir das necessidades de informações dos usuários, oferecendo serviços em ações de vigilância e atenção à saúde da população.

Fotos – Mário Oliveira / Semcom


Texto – Jacira Oliveira / Semcom

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus vai entregar seis boxes para comerciantes informais que trabalham com barracas em ruas da capital

elayne

IMMU planeja novas ações para melhorar o trânsito em Manaus

elayne

Prefeitura de Manaus intensifica obras de infraestrutura no bairro Dom Pedro

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais