Conexão Amazônica
GERAL

Prefeito se reúne com o titular da Semhaf para alinhar demandas habitacionais de Manaus

Publicidade

Dando continuidade aos trabalhos na área de habitação de interesse social, o prefeito de Manaus, David Almeida, se reuniu na tarde desta quarta-feira, 21/6, com o titular da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves, por meio de videoconferência, para alinhar tratativas sobre as propostas encaminhadas ao governo federal, que buscam atender a moradia popular e promover a retirada de famílias de áreas de risco em Manaus.

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal pediu celeridade nas medidas realizadas ao secretário que está em Curitiba (PR), visitando e conhecendo cases da administração pública habitacional.

Publicidade

“Eu quero agradecer à equipe que recebe o secretário. Nós temos interesse em realizar esses investimentos e que possamos o mais breve possível estar com essa tecnologia para construir moradias aqui na cidade de Manaus”, disse o prefeito.

Conforme estudos realizados na gestão atual, Manaus tem áreas públicas da prefeitura que podem comportar programa para a construção de unidades habitacionais em várias zonas urbanas. Em busca de parcerias para linhas de financiamento visando a construção das unidades, uma das previsões é a adesão ao “Minha Casa, Minha Vida”, relançado por Lula.

Segundo Alves, a busca de modelos eficientes e céleres é fundamental para cumprir a determinação do prefeito David Almeida.

“Estivemos visitando cases de sucesso. Queremos adquirir uma metodologia, essa tecnologia, que é uma estrutura totalmente adequada ao nosso clima, a nossa unidade, que vai ajudar na construção dessas novas moradias. Já estamos em discussão aqui com o nosso pessoal e acredito que a gente vai sair daqui com resultado positivo”, afirmou Alves durante videoconferência.

Estudos

Conforme dados da Semhaf, usando recursos próprios e do Fundo Municipal de Habitação (FMH), há estudos para construção de 50 unidades habitacionais, com possibilidade de ampliação, para atender urgências sociais e decorrentes de desastres naturais ou relacionados a áreas de risco.

O governo federal está ampliando esforços para resgatar a dignidade das famílias que perdem moradias em função das fortes chuvas registradas no Brasil e a habitação é uma das prioridades. O orçamento da pasta para 2023 é de R$ 10,4 bilhões e terão prioridade famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, que terminam habitando em regiões inseguras.

Para as cidades em situação de emergência ou estado de calamidade, o governo federal estruturou a resposta em duas frentes: uma, a partir de planos de trabalho apresentados ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), a serem atendidos com recursos da Defesa Civil nacional; outra, dando prioridade a famílias de baixa renda nos contratos do programa “Minha Casa, Minha Vida”, retomado este ano com a previsão de contratar dois milhões de unidades habitacionais até o final de 2026.

Texto – Beathriz Torres / Semcom e Divulgação/ Implurb

Publicidade

Leia mais

Prefeito participa de ação de arborização no bairro Dom Pedro

elayne

Alunos da zona Oeste recebem projeto ‘Trânsito na Escola’, da Prefeitura de Manaus

elayne

Funcionário aceita coentro de cliente humilde como pagamento de taxa em cartório: ‘Sensibilidade’

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais