DESTAQUEGERAL

Prefeitura abre agenda de fóruns de vinculação do pré-natal de 2024 com encontro no Distrito Oeste

Publicidade

Reforçando as ações e estratégias da saúde pública para a redução da mortalidade materna, infantil e fetal, a Prefeitura de Manaus realizou, na tarde desta quinta-feira, 4/4, o primeiro Fórum de Vinculação do pré-natal do ano de 2024, no município, reunindo equipes e gestores do Distrito de Saúde (Disa) Oeste. O encontro, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), ocorreu no auditório do Abrigo Moacyr Alves, no bairro Alvorada.

No evento, gestores e profissionais de saúde das redes municipal e estadual, incluindo enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e cirurgiões-dentistas, entre outros, trocaram experiências e alinharam estratégias para a melhoria no atendimento a gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) na rede pública.

Publicidade

A técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, enfermeira Gerda Costa, assinala que os fóruns de vinculação são espaços democráticos de discussão de questões e diretrizes relativas à atenção ao pré-natal na rede pública de saúde, visando um melhor atendimento às mulheres durante a gestação e o puerpério.

“Neste primeiro fórum de 2024, vamos fazer um resgate da vinculação da gestante ao pré-natal, resgatando informações que precisam ser ressaltadas durante as visitas de vinculação à maternidade. Será um momento para traçar novos caminhos para fortalecer o pré-natal”, aponta a técnica.

Gerda explica que os fóruns de vinculação são realizados de forma regular ao longo do ano, com pelo menos três encontros anuais com a participação de equipes e gestores do município e do estado.

A enfermeira da Semsa, Andréa Nunes Monteiro, participou do fórum de vinculação do pré-natal do Disa Oeste e assinalou que o encontro foi uma oportunidade para formação dos profissionais de saúde, no sentido de promover um atendimento humanizado e um melhor acolhimento de grávidas e puérperas na rede pública.

“Ele contribui para que os profissionais possam dar mais segurança e tranquilidade para mães e grávidas, um acolhimento de excelência, para que elas vejam a importância de conhecer a maternidade onde terão o bebê, de ter consultas médicas e de enfermagem, de saber mais sobre o aleitamento”, apontou.

A agenda da primeira rodada de fóruns de vinculação do pré-natal de 2024 segue no dia 10 de abril, com encontros de equipes dos Disas Leste e Norte; 17 de abril, com o Disa Rural; e 2 de maio, com o Disa Sul.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Artur Barbosa / Semsa

Publicidade

Leia mais

Manaus tem 147 mil beneficiários pendentes com acompanhamento nas UBSs

elayne

Inscrições para o ‘Auxílio Permissionário’ encerram nesta quarta-feira, 19/7

elayne

Em Envira, Comandante Dan articula soluções para questões de interesse da população do município

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais