Reforçando as ações e estratégias da saúde pública para a redução da mortalidade materna, infantil e fetal, a Prefeitura de Manaus realizou, na tarde desta quinta-feira, 4/4, o primeiro Fórum de Vinculação do pré-natal do ano de 2024, no município, reunindo equipes e gestores do Distrito de Saúde (Disa) Oeste. O encontro, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), ocorreu no auditório do Abrigo Moacyr Alves, no bairro Alvorada.
No evento, gestores e profissionais de saúde das redes municipal e estadual, incluindo enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e cirurgiões-dentistas, entre outros, trocaram experiências e alinharam estratégias para a melhoria no atendimento a gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) na rede pública.
A técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, enfermeira Gerda Costa, assinala que os fóruns de vinculação são espaços democráticos de discussão de questões e diretrizes relativas à atenção ao pré-natal na rede pública de saúde, visando um melhor atendimento às mulheres durante a gestação e o puerpério.
“Neste primeiro fórum de 2024, vamos fazer um resgate da vinculação da gestante ao pré-natal, resgatando informações que precisam ser ressaltadas durante as visitas de vinculação à maternidade. Será um momento para traçar novos caminhos para fortalecer o pré-natal”, aponta a técnica.
Gerda explica que os fóruns de vinculação são realizados de forma regular ao longo do ano, com pelo menos três encontros anuais com a participação de equipes e gestores do município e do estado.
A enfermeira da Semsa, Andréa Nunes Monteiro, participou do fórum de vinculação do pré-natal do Disa Oeste e assinalou que o encontro foi uma oportunidade para formação dos profissionais de saúde, no sentido de promover um atendimento humanizado e um melhor acolhimento de grávidas e puérperas na rede pública.
“Ele contribui para que os profissionais possam dar mais segurança e tranquilidade para mães e grávidas, um acolhimento de excelência, para que elas vejam a importância de conhecer a maternidade onde terão o bebê, de ter consultas médicas e de enfermagem, de saber mais sobre o aleitamento”, apontou.
A agenda da primeira rodada de fóruns de vinculação do pré-natal de 2024 segue no dia 10 de abril, com encontros de equipes dos Disas Leste e Norte; 17 de abril, com o Disa Rural; e 2 de maio, com o Disa Sul.
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Artur Barbosa / Semsa