Conexão Amazônica
SAÚDE

Prefeitura alcança mais de 53 mil pessoas em três dias de megavacinação contra a Covid-19

Publicidade

A Prefeitura de Manaus alcançou um total de 53.551 pessoas com aplicação de primeira à quarta doses contra a Covid-19, durante a intensificação da campanha na capital, de quinta-feira, 7/7, até este sábado, 9/7. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibilizou mais de 80 pontos de vacinação, incluindo postos na modalidade drive-thru e com funcionamento até as 22h.

De acordo com dados do Sistema Municipal de Vacinação (SMV), 18.381 doses foram aplicadas na quinta-feira; 17.459 na sexta-feira, e mais 17.711 neste sábado. A Semsa preparou uma megaestrutura para atualizar o esquema vacinal de usuários com doses em atraso, principalmente da terceira e quarta dose.

Publicidade

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, afirmou que a movimentação nos postos foi intensa, e agradeceu a participação da população. Apesar disso, de acordo com ele, o número do público com o esquema vacinal incompleto ainda é grande.
“Muitas pessoas aproveitaram essa intensificação para receber sua dose, visto que muitas só têm tempo à noite, e com a capacidade ampliada, evitamos demora e aglomeração. Apesar disso, esperávamos atender um público muito maior, de 90 mil pessoas, então ainda temos bastante trabalho pela frente”, disse.

O secretário lembrou que, na quinta e sexta-feira, 85 pontos estavam à disposição da população, sendo 81 unidades de saúde e quatro pontos estratégicos preparados para receber milhares de usuários. O Centro de Convenções de Manaus, o sambódromo, exclusivo na modalidade drive-thru, e o Centro de Convenções Vasco Vasques II tiveram o horário estendido até as 22h.
Neste sábado, a vacinação foi concentrada em 27 unidades de saúde e quatro pontos estratégicos, das 8h às 16h, mas a demanda foi quase a mesma dos dois primeiros dias. A Semsa oferta a imunização para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

“Nas últimas semanas, uma grande parcela da população foi incluída na vacinação da quarta dose, aberta para pessoas com 18 anos ou mais, então a procura nas unidades de saúde cresceu bastante. Também tivemos um aumento de casos de Covid, o que também fez com que muita gente buscasse nossas salas de vacina”, informou Djalma.

O titular da Semsa reforçou que a vacina é a única forma segura e eficaz de se proteger contra as formas graves da Covid-19, e são administradas com responsabilidade pelos vacinadores da Semsa. Djalma explicou que, segundo evidências científicas, o nível de anticorpos contra a doença é reduzido depois de um tempo, e por isso as doses de reforço são fundamentais, conforme os intervalos preconizados pelo Ministério da Saúde.

Continuidade
A chefe da Divisão de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, informou que o Centro de Convenções – sambódromo seguirá como ponto de vacinação entre segunda e quarta-feira, 11/7 a 13/7, nas modalidades pedestre e drive-thru. A sala de vacina no Centro de Convenções Vasco Vasques será desativada.

“Pedimos que as pessoas com esquema vacinal incompleto busquem imediatamente uma sala de vacina, pois a campanha segue normalmente a partir de segunda-feira. A ampliação do número de postos será mantida, com 81 unidades e três pontos estratégicos, e o funcionamento se estende até as 20h nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de horário ampliado. Não podemos deixar esse vírus afetar nossa rotina mais uma vez, e só iremos conseguir manter a normalidade através da vacinação”, afirmou.

Os endereços de todos os pontos de vacina e os horários de atendimento podem ser conferidos no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) ou a partir do link bit.ly/localvacinacovid19. Mais detalhes também podem ser obtidos nas redes sociais da secretaria: @semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook.


Texto – Victor Cruz / Semsa
Fotos – Henrique Souza / Semsa

Publicidade

Leia mais

Diagnóstico precoce favorece tratamento e cura da tuberculose

elayne

Servidores da Secretaria de Segurança Pública recebem EPIs para prevenção à Covid-19

elayne

Varíola dos macacos: OMS declara emergência internacional de saúde

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais