Conexão Amazônica
SAÚDE

Prefeitura apoia nova edição da ‘Hora do Mamaço’ e oferta vacinação para mães e bebês

Publicidade

Como parte das ações de incentivo ao aleitamento materno, dentro das comemorações pelo Agosto Dourado, a Prefeitura de Manaus apoiou a “Hora do Mamaço”, na manhã deste sábado, 26/8, no parque municipal do Mindu, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. A programação gratuita foi promovida pela Rede Mães Amazonas, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ao lado de outros parceiros e apoiadores da iniciativa.

Durante a programação, profissionais de saúde da Semsa atualizaram a caderneta de saúde de bebês e crianças até 5 anos, com a oferta de todas as vacinas do calendário infantil, exceto BCG, garantindo proteção contra doenças como poliomielite, sarampo, hepatite B e febre amarela. Também na Tenda da Vacinação montada pela secretaria, mães, pais, responsáveis e público em geral puderam receber doses de imunizante contra a influenza (gripe).

Publicidade

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, Janaína Sá Terra, frisou a importância das parcerias da pasta com organizações da sociedade civil (OSCs) no desenvolvimento de iniciativas em prol da saúde pública. Ela pontuou o papel relevante da “Hora do Mamaço” no estímulo à amamentação, contribuindo, assim, para o reforço da saúde das novas gerações.

“Apoiamos a ‘Hora do Mamaço’ todos os anos por esse incentivo que ela promove ao aleitamento materno. E isso também acaba contribuindo para a redução da mortalidade infantil, o que vem ao encontro do nosso trabalho na promoção da saúde das crianças”, aponta a gestora.

Programação

Além do estande de vacinação da Semsa, a “Hora do Mamaço” incluiu outras atividades gratuitas, dentre elas serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e glicemia, e atendimentos de psicologia para acolhimento de mulheres que amamentam na volta ao trabalho. A agenda teve ainda uma roda de conversa com o tema “Amamentação e mães que trabalham”, reunindo a fotógrafa Aline Fidelix e a psicóloga Viviane Verçosa, entre outras participantes.

A programação incluiu também uma oficina de maracatu promovida pelo Maracatu Eco da Sapopema, e uma vivência em Dança Materna com a dançaterapeuta Rosa Maria Almeida.

Amamentação e direitos

Além de sensibilizar a sociedade para o valor do aleitamento materno, a edição de 2023 da Hora do Mamaço colocou em pauta a necessidade de garantia dos direitos fundamentais das mães lactantes no retorno ao trabalho. A temática repercute o tema da campanha da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”.

A mobilizadora social da Rede Mães Amazonas, Fernanda Priscilla, enfatizou que o evento visa conscientizar a sociedade, o setor público e privado sobre a contribuição das mulheres que amamentam para o desenvolvimento social, “não apenas promovendo a saúde e o bem-estar das crianças, como reduzindo os impactos da indústria alimentícia e da cultura do desmame”.

Nesse sentido, foi apresentada no evento a Carta de Compromisso para Ações de Apoio ao Aleitamento Materno, formalizando um empenho público e institucional no incentivo à amamentação. “O objetivo é levar adiante a causa da amamentação como um direito sério que requer o comprometimento tanto de entidades públicas quanto de empresas privadas”, disse a fundadora da Rede, a advogada Alessandrine Silva.

Além da Semsa Manaus, a Rede Mães Amazonas teve apoio, para o evento em Manaus, do Comitê de Aleitamento Materno do Amazonas, Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren/AM), Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Amazonas (Abenfo/AM), Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped), Adra Brasil, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), entre outros órgãos e entidades.


Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Alex Otani / Semsa

Publicidade

Leia mais

Especialista goiana em cirurgias íntimas ministra palestras em congressos no Rio e em São Paulo, em agosto

elayne

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres – É trabalho da Prefeitura

elayne

Hospital Nilton Lins assina parceria com Hapvida

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais