Conexão Amazônica
EMPREGOS e OPORTUNIDADES

Prefeitura capacita permissionários de venda de alimentos do 65º Festival Folclórico do Amazonas

Publicidade

Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, nesta quarta-feira, 7/6, a capacitação dos permissionários que irão atuar com venda de alimentos no 65º Festival Folclórico do Amazonas, evento que acontece entre os dias 11 e 25 de junho no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), na avenida Silves, 2.222, Distrito Industrial 1 (antiga bola da Suframa), zona Sul da cidade.

A formação aconteceu no próprio CCPA, no auditório Gabriel Gentil, e foi ministrada pelas fiscais de saúde Gizeli Giffoni e Josimara Moura, da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali), da Visa Manaus. Elas trouxeram uma série de orientações aos permissionários sobre como reforçar a segurança sanitária de seus produtos numa situação de evento de massa, em que há grande fluxo de pessoas, e uma demanda igualmente alta por alimentos de bebidas.

Publicidade

Foram abordados aspectos como o asseio das barracas, a importância da higienização constante das mãos por parte dos trabalhadores, cuidados para o manuseio e exposição dos alimentos, condições ideais de refrigeração, o acondicionamento correto para diferentes tipos de alimentos, cuidados estruturais (como a atenção a situações de fiação elétrica exposta), entre outros, todos buscando reforçar o conforto e a tranquilidade da população durante os dias de festival.

 Segurança dos alimentos

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, destacou que o dia da capacitação é  também uma data decisiva para a conscientização sobre a segurança alimentar em todo o mundo: o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, que chega à sua quinta edição neste 7 de junho de 2023.

“O Dia da Segurança dos Alimentos é uma iniciativa das Nações Unidas, que chama a atenção para a grande incidência de mortes ocasionadas pela ingestão de alimentos contaminados em todo o planeta, sobretudo das crianças, que são as maiores vítimas desse mal. É uma questão tratada com a maior seriedade pela Prefeitura de Manaus, que sempre aciona a Vigilância municipal para zelar pela segurança alimentar da população em seus eventos, e não será diferente com o festival folclórico”.

O gerente de Vigilância de Alimentos, Ricardo Celestino, reforçou a importância de os permissionários participarem dessa capacitação. “A presença de todos aqui, hoje, mostra o comprometimento tanto dos comerciantes de alimentos quanto da Visa Manaus para com as boas práticas sanitárias, a fim de oferecer produtos com maior segurança e qualidade ao público do festival”, explicou.

A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

 — — —

Texto – Renildo Rodrigues/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus divulga lista de pré-selecionados para programa de idiomas ‘English Manaus’

elayne

Sine Manaus oferta 337 vagas de emprego nesta quinta-feira, 7/3

elayne

Sine Manaus oferta 235 vagas de emprego nesta sexta-feira, 26/7

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais