Com pouco mais de um mês de funcionamento, o canal de atendimento técnico por WhatsApp lançado pela Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), recebeu 210 consultas sobre processos (48%), esclarecimentos sobre parecer (35%) e informações sobre o Plano Diretor da cidade (10%).
“Por determinação do prefeito David Almeida, abrimos um canal de atendimento específico para o setor, dando maior celeridade e facilitando o acesso entre requerentes e os analistas. Isso reduz a burocracia, evita retrabalho e deslocamentos desnecessários durante a pandemia da Covid-19, enquanto estamos sem atendimento presencial, mas trabalhando intensamente nas tramitações e desenvolvimento de ferramentas para melhorar a eficiência”, disse o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.
O canal direto foi criado para sanar dúvidas técnicas, verificar status, pareceres e questões referentes à legislação urbana em vigor, com um número de WhatsApp (conta comercial).
Requerentes que tiverem processos tramitando junto ao órgão, especificamente na Divisão de Aprovação de Projetos (Diap), podem entrar em contato pelo número (92) 98855-1630, para ter apoio da equipe técnica do Implurb.
A equipe da Diap e de Tecnologia da Informação (TI) dará o suporte para que o público tenha as respostas de forma mais rápida, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 16h. Para agilizar o serviço, o usuário deve ter o número do processo em mãos e enviar sua dúvida ou solicitação.
Teletrabalho
Processos de solicitação de Certidões de Informação Técnica (CIT), alvarás de construção, certidões de Habite-se, desmembramentos, dentre outros serviços do órgão continuam sendo atendidos com formalização por meio eletrônico pelo e-mail respostaimplurb@outlook.com.
O requerente deve enviar por e-mail o requerimento padrão, que é encontrado no site do Implurb (www.implurb.am.gov.br.), com os documentos necessários em formato PDF.
Formalizações de processos, orientações, anexos de documentos, entregas de pareceres e certidões estão entre os serviços prestados pelo Implurb. A Diretoria de Operações (Diop) também estará funcionando todos os dias, com escala e on-line, dando suporte aos setores técnicos. Contatos com o setor podem ser feitos pelo (92) 3625-2847 e pelo e-mail diop.implurb@pmm.am.gov.br.
Agendamento
Desde janeiro, para dar maior celeridade à tramitação de processos e aprovação de projetos durante o regime de teletrabalho, em razão dos decretos que suspendem o atendimento presencial, o Implurb reforçou o serviço de agendamento para formalização on-line e por meio de e-mail.
Em caso de pagamentos de taxas, elas são emitidas pela Gerência de Cálculo (GCA) e enviadas para o interessado. Após o comprovante ser recebido e o pagamento processado, o processo segue a tramitação e liberações necessárias.
A Gerência de Atendimento (Geat) estará funcionando internamente, por escalas, no horário de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, atendendo pelo número (92) 3625-5068.
Fiscalização
No Implurb, foi montado um serviço de plantão para as fiscalizações de obras, postura e patrimônio histórico, para casos mais urgentes. Denúncias sobre obras irregulares e afins são atendidas após formalização enviando e-mail para diskordem.implurb@pmm.am.gov.br ou ouvidoria.implurb@pmm.am.gov.br.
Texto – Claudia do Valle / Implurb
Fotos – Divulgação / Arquivo Implurb