Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura dá forma à segunda etapa do parque Amazonino Mendes com estruturas de animais gigantes

Publicidade

Uma sensação única de andar em um futuro parque de diversão, com animais e elementos gigantes da fauna e flora amazônicas. Assim foi a visita técnica realizada, nesta quarta-feira, 23/11, pela Prefeitura de Manaus, por meio da equipe do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), na etapa cênica e de área molhada do parque Amazonino Mendes, que segue em obras entre as zonas Leste e Norte da capital.

Com uma área cenográfica de aproximadamente 25 mil metros quadrados, o primeiro parque temático com esculturas de grandes dimensões relativas à natureza amazônica já tem jacaré e filhotes, iguanas, onças, macacos, flores e troncos todos em estruturas de ferro moldado, ganhando forma na segunda etapa do parque, entre as avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves. A obra foi licitada e o prazo de entrega é de 12 meses.

“Todos os serviços de terraplenagem, drenagem, nivelamento e melhoria foram realizados no terreno, para dar toda a segurança e conforto à população. E, agora, já podemos ver esse jacaré, que deve ter mais de 4 metros de altura, com todas as armaduras, revestimento e as montagens evoluindo. São técnicas usadas por artistas de Parintins e a expectativa é de podermos entregar essa obra entre abril e maio de 2024”, disse o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Entre ferros moldados e esculpidos, trabalhadores vão dando forma ao parque cênico, o primeiro da capital com essas proporções. O espaço também terá praças molhadas para a diversão da criançada, de jovens e até adultos. “Atendendo a uma determinação do prefeito David Almeida, vamos ter essa área incrível para Manaus, um grande diferencial da gestão, que está valorizando as zonas Leste e Norte, como nunca antes. Esse espaço era extremamente degradado e está sendo transformado em uma área que é emocionante. Na primeira etapa, já entregue, vemos crianças felizes brincando, famílias fazendo piquenique, pessoas usando uma área que antes não tinha função nenhuma. É um legado do prefeito David Almeida, e o Implurb tem muita felicidade de participar desse projeto”, completou Valente. O instituto assina o projeto arquitetônico.

A construção terá cenários interativos temáticos, com rampas de escalada, escorregadores, área molhada, entre outros. Nos cenários será possível encontrar estruturas de animais da Amazônia, como jacarés, peixes e até uma iguana, com altura entre 3 metros e 8 metros. Todas as figuras ligadas à floresta serão manuseadas como brinquedos lúdicos para os pequenos e interativos para os adultos.

No projeto, estão esculturas gigantes de araras, papagaios, árvore temática, arbustos; outro cenário para representar os insetos, com abelhas, libélulas, centopeias, aranha e flores; o parque dos macacos, com os animais de cabeça preta, o macaco-guariba e o famoso macaco-prego; e um outro temático para os anfíbios, com iguanas, jacaré, ovos, cobras e lagartos. Um dos cenários será de área molhada, com cabeças de jacaré e peixes, como tucunaré e pirarucu, sapos, tartarugas, arraias e a vitória-régia.

“O parque é baseado nos elementos, nos animais da Amazônia, então nós criamos elementos que possam ter interatividade com as crianças, trabalhando também com a inclusão. Será um presente para as famílias, para as crianças que vão poder participar, desenvolver e sonhar com essa floresta”, completou o empresário e artista plástico Rossy Amôedo.

Terceira etapa
A terceira etapa de construções no parque, a estrutura de um habitacional com 180 unidades, tem previsão de conclusão para junho de 2024, tendo o projeto recebido ajustes após sondagens e terraplenagem no terreno. O habitacional está dividido em três blocos distintos de cinco pavimentos cada, com vagas de estacionamento para carros e motos. Entre os blocos, serão construídas calçadas arborizadas e mais playgrounds.



Texto – Cláudia do Valle / Implurb
Fotos – João Viana / Semcom

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus fiscaliza serviços de transporte para oferecer segurança e eficiência aos passageiros

elayne

Palestra da prefeitura movimenta público para conhecer o ‘Vivendo o Nosso Centro’

elayne

‘Iremos engradecer os magistrados do Amazonas’, afirma novo presidente da Amazon

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais